sábado, 17 de maio de 2014

Programa de Pós-Graduação em Letras promove curso na Escola de Altos Estudos

A professora Jacqueline Authier-Revuz, da Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, ministrará o curso "O plano metalinguageiro do dizer", no período de 19 a 23 deste mês, das 14h às 16h30, no miniauditório 2 do Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Com tradução simultânea, o curso é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. A vinda da linguista é viabilizada pela Capes, por meio do Edital da Escola de Altos Estudos. Coordenado pela professora Dóris de Arruda C. da Cunha, o projeto inclui sete universidades consorciadas (UFC, UFRN, UFPB, Unicap, Ufal, UFF, UFRGS), que receberão o curso por teletransmissão.
 
Jacqueline Authier-Revuz é uma referência internacional no campo do estudo da heterogeneidade enunciativa – mostrada e constitutiva – e da metaenunciação. A eminente linguista articula a linguística de Benveniste às teorias do discurso de Bakhtin e Pêcheux, e à teoria lacaniana do sujeito, propondo uma reflexão teórica original e inteligente sobre a metaenunciação, a opacidade do dizer, a representação do discurso outro. Segundo Dóris Cunha, a vinda de Jacqueline Authier-Revuz à UFPE é um evento histórico da maior importância, tendo em vista a sua contribuição para a área.  
ALTOS ESTUDOS – A Escola de Altos Estudos é uma iniciativa da Capes para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu de mestrado, doutorado, bem como no pós-doutorado, mediante a visita de docentes e pesquisadores de alto nível (“professores visitantes”), em apoio aos programas de pós-graduação stricto sensu ministrados no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário