Flip anuncia programação de 2014
A 12ª edição da Festa Literária de Paraty, a Flip, anunciou hoje a sua programação. O evento, que acontecerá de 30 de julho a 3 de agosto, homenageará o dramaturgo, escritor, desenhista, tradutor e jornalista Millôr Fernandes (1923-2012) e abrirá com “Millormaníacos”, mesa com os humoristas Hubert e Reinaldo entrevistando o cartunista Jaguar. O show de abertura ficará por conta da cantora Gal Costa.
Veja a programação completa
Entre as principais novidades anunciadas estão duas vencedoras de prêmios importantes: a inglesa de origem indiana Jhumpa Lahiri, que ganhou o prêmio Pulitzer de 2000 com a coletânea de contos “Intérprete de males”, e a neozelandesa Eleanor Catton, a mais jovem vencedora do Man Booker Prize. Ambas terão seus últimos livros lançados no Brasil pela Biblioteca Azul (Globo Livros): o longo romance “Os luminares”, de Eleanor, e "Aguapés", de Jhumpa.
Outra
atração internacional é o paquistanês Mohsin Hamid, autor de “O
fundamentalista relutante”, sobre o extremismo provocado pelos atentados
de 11 de setembro de 2001, que estará na mesa “Livre como um táxi” com o
cronista Antonio Prata. Na mesa “Paraty, Veneza do Atlântico Sul”, o
italiano Francesco Dal Co, especialista da história da arquitetura de
seu país, conversa com o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha. Outros
nomes são o documentarista americano Charles Ferguson (vencedor do
Oscar pelo documentário “Trabalho interno”, sobre a crise financeira
global de 2007-2012), que participará da mesa “Liberdade Liberdade”
junto com o advogado e jornalista Glenn Greenwald, autor de uma série de
reportagens que ajudaram a denunciar o esquema de espionagem do governo
dos Estados Unidos. Também dentro da esfera jornalística, o colunista
do “The New York Times” David Carr estará na mesa “Narradores do poder”
junto com a já anunciada argentina Graciela Mochkofsky, especializada na
cobertura de política e relações entre mídia e poder e autora de um
livro reportagem que estuda a disputa entre os Kirchner e o jornal
“Clarín”.
O israelense Etgar Keret, considerado pela imprensa israelense como o "Amos Oz de sua geração" e autor do elogiado "Missing Kissinger" é outro convidado estrangeiro de destaque.
O israelense Etgar Keret, considerado pela imprensa israelense como o "Amos Oz de sua geração" e autor do elogiado "Missing Kissinger" é outro convidado estrangeiro de destaque.
Entre os brasileiros, destaque para as mesas “Marcados”, com o líder indígena Davi Kopenawa e a fotógrafa Claudia Andujar; "Poesia e prosa", com Eliane Brum, Gregorio Duvivier e Charles Peixoto; e "Romance em dois atos", com Fernanda Torres.
Anteriormente, a Flip já havia anunciado nomes como o russo Vladímir Sorókin e a americana Elif Batuman (na mesa “Os possessos”), além dos jornalistas Andrew Solomon (autor de um livro sobre depressão, “O demônio do meio-dia”) e Daniel Alarcón, e o ensaísta, professor da Universidade da Califórnia da Universidade da Califórnia e ativista da alimentação norte-americano Michael Pollan, que fará o lançamento de seu mais novo livro, “Cooked" (ainda sem título em português).
Nenhum comentário:
Postar um comentário