quarta-feira, 14 de abril de 2010

Edição nº 202 – 12 a 18/04/2010

Plano Estadual do Livro e Leitura do Mato Grosso do Sul




O governo do Mato Grosso do Sul publicou, no último dia 9, decreto instituindo o seu Plano Estadual do Livro e Leitura. O plano, informa o Portal MS, será um “instrumento de fortalecimento das cadeias produtiva, criativa e mediadora da leitura, como fato relevante para o desenvolvimento da produção intelectual, o acesso aos bens culturais e a promoção da cidadania no Estado”. A implementação deverá ser feita em regime de mútua cooperação com a União, no âmbito do PNLL, e com os municípios do Estado, no âmbito de seus Planos Municipais do Livro e da Leitura (PMLLs), podendo participar sociedades empresariais, universidades e organizações da sociedade civil.



Fórum Mais Livro Mais Leitura em Bonito



Na semana passada, entre os dias 7 e 9, também aconteceu o Encontro Regional do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul, na cidade de Bonito. E a cidade recebeu ainda o Fórum Mais Livro Mais Leitura , que contou com a participação de Maria Helena Signorelli, da Coordenação-Geral de Economia e Política do Livro do MinC; Zoara Failla, gerente executiva de Projetos do Instituto Pró-Livro; e José Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL.



Fórum Mais Livro Mais Leitura em Faxinal do Céu



Em maio, será Faxinal do Céu que receberá representantes dos 399 municípios do Paraná para o Fórum Mais Livro Mais Leitura . O Fórum faz parte do Programa “O Livro e a Leitura nos Estados e Municípios”, implementado em parceria pelo Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Plano Nacional do Livro e Leitura e Instituto Pró-Livro. O objetivo é fomentar Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura, mobilizando, capacitando e assessorando estados, prefeituras e secretarias da Educação e Cultura para o seu desenvolvimento e implantação. Acesse o site Mais Livro Mais Leitura .



II CNC



No último dia 7 de abril, foi apresentado na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados o resultado da II Conferência Nacional de Cultura. Segundo o site do MinC, as propostas foram detalhadas pela secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e coordenadora do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, que lembrou ser o Congresso Nacional “fundamental na aprovação do marco regulatório da Cultura”. Clique aqui e confira as proposições de cada um dos um dos cinco eixos da CNC da setorial do Livro, Leitura e Literatura.



Novo endereço do PNLL



O escritório do PNLL de São Paulo passa a funcionar a partir de hoje, 12 de abril, na Representação do Ministério da Cultura em São Paulo. O endereço é Rua Formosa, 367, 21º andar - Centro - São Paulo (SP). Os telefones para contato são (11) 5539-6304 ou 5084-0628.



Capacitação em Projetos Culturais



O Programa de Capacitação em Projetos Culturais é uma iniciativa do MinC que visa, segundo o site do Ministério, “qualificar a demanda no setor cultural e difundir conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projetos culturais alinhados às políticas públicas e às parcerias e apoios diversificados”. As próximas cidades que receberão as oficinas gratuitas são Arapiraca (AL), São Francisco do Conde (BA), Currais Novos (RN), Garanhuns (PE), Campo Grande (MS) e Macapá (AP).



Armário do Conhecimento e Inclusão Digital Fonte de Cultura



O Instituto Cultural da Indústria Paraíba (Sesi-PB) criou o Armário do Conhecimento e Inclusão Digital. Desenvolvido junto aos trabalhadores da indústria e seus dependentes, o projeto utiliza recursos tecnológicos e atividades lúdicas que despertam o interesse e o prazer de ler. Integrado ao Eixo 1 do PNLL (Democratização do Acesso), proporciona mecanismos de compreensão de leitura e acesso ao mundo digital.



Paulo Coelho digital



Paulo Coelho, o escritor brasileiro que já vendeu mais de 100 milhões de livros em todo o mundo, está também fazendo sucesso nas mídias sociais. Depois de facilitar o trabalho de piratear seus livros na Web (veja entrevista para o site de O Estado de S. Paulo) e criar um filme experimental a partir de 6 mil vídeos enviados por seus leitores, ele acaba de se tornar um dos indicados para o 3rd Annual Open Web Awards . Ele concorre nas categorias Tweet of the Year; Most Interesting Twitter User to Follow; Best Facebook Fan Page; Most Educational to Follow; e Most Inspiring to Follow.



Bienal do Ceará



Teve início na última sexta, 9 de abril, e segue até o dia 18, a IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará. O tema principal desta edição é “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e a escritora homenageada, a cearense Rachel de Queiroz. O evento também abriga o seminário Cultura, Democracia e Socialismo na América Latina e Caribe , que discutirá a integração cultural, comunicação e o futuro do socialismo na região.



BN inaugura exposição de obras raras



O Projeto Fênix: antes & depois , da Biblioteca Nacional , restaurou 104 obras publicadas entre os séculos XV e XVIII. São mais de 15 mil folhas recuperadas, parte delas podendo agora ser vistas pelo público. Entre as obras expostas, estão uma edição de 1609 de Os Lusíadas, de Camões, e o livro Divina Proportione (1509), de Luca Pacioli, com ilustrações de Leonardo da Vinci.



Favoritos



Albert Camus (1913 - 1960)

“Quando se trata de Albert Camus (1913 - 1960), um escritor cujo talento revelou-se muito cedo, e cuja vida, talvez não por coincidência, durou pouco: a ele se aplica perfeitamente o clássico aforismo: aqueles a quem o deuses amam morrem jovens [...] mas o componente político é o de menor importância na obra de Camus. A condição humana é o seu grande tema e ele aborda-o com os condicionamentos de sua origem. A lembrança da Argélia, da miséria da Argélia, do mar da Argélia, do sol da Argélia, retorna constantemente a suas páginas. O sol é capaz de neutralizar as vicissitudes históricas: 'A miséria impediu-me de acreditar que tudo vai bem sob o sol e na história; o sol ensinou-me que a história não é tudo'. Significativas palavras, sobretudo para nós, brasileiros, que ouvimos tantas acusações ao trópico como fator causador de nosso atraso”.

Introdução de Moacyr Scliar para a edição brasileira de O avesso e o direito



Biografia em português

Biografia em inglês

The Nobel Prize in Literature 1957

Trechos de Albert Camus: the artist in the arena, de Emmett Parker

Obras



Trechos de O mito de Sísifo

Trechos de Estado de sítio

Trechos de A inteligência e o cadafalso e outros ensaios

Trechos de O Homem revoltado

Trechos de Diário de viagem

Trechos de A Peste (em inglês)

Trechos de A Peste (em espanhol)

Trechos de O Estrangeiro (em inglês)

Trechos de Between hell and reason: essays from the Resistance newspaper Combat, 1944-1947

Multimídia



Dossier Albert Camus (vídeos em francês)

Camus fala sobre sua paixão pelo teatro (vídeo em francês)

Cena de O Estrangeiro , adaptação cinematográfica feita por Luchino Visconti

Killing an Arab , do grupo The Cure, canção inspirada em O Estrangeiro

Albert Camus e o futebol

Reportagem da televisão francesa sobre os 50 anos da morte de Camus



Dicas de leitura



O Velho da Horta, de Gil Vicente

“Esta seguinte farsa é o seu argumento que um homem honrado e muito rico, já velho, tinha uma horta: e andando uma manhã por ela espairecendo, sendo o seu hortelão fora, veio uma moça de muito bom parecer buscar hortaliça, e o velho em tanta maneira se enamorou dela que, por via de uma alcoviteira, gastou toda a sua fazenda. A alcoviteira foi açoitada, e a moça casou honradamente. Entra logo o velho rezando pela horta. Foi representada ao mui sereníssimo rei D. Manuel, o primeiro desse nome. Era do Senhor de M.D.XII.”

Leia o texto na íntegra



Solidão, de Álvares de Azevedo

“Nas nuvens cor de cinza do horizonte

A lua amarelada a face embuça;

Parece que tem frio, e no seu leito

Deitou, para dormir, a carapuça.



Ergueu-se, vem da noite a vagabunda

Sem xale, sem camisa e sem mantilha,

Vem nua e bela procurar amantes;

É douda por amor da noite a filha.



As nuvens são uns frades de joelhos,

Rezam adormecendo no oratório;

Todos têm o capuz e bons narizes,

E parecem sonhar o refeitório.



As árvores prateiam-se na praia,

Qual de uma fada os mágicos retiros...

Ó lua, as doces brisas que sussurram

Coam dos lábios teus como suspiros!”

Leia outros poemas de Álvares de Azevedo



Cursos e Palestras



Preparação e revisão de textos: O que é? Como fazer?

Escola do Escritor

Quando: 24 de abril

Conteúdo: O curso visa contextualizar a preparação e a revisão de textos no mercado de edição de livros e publicações periódicas por meio do estudo sobre o glossário da linguagem editorial, códigos utilizados para a revisão e exemplos com as principais mudanças nas regras da Nova Ortografia.

Docente: Ana Cristina Mendes Perfetti

Local: Rua Mourato Coelho, 393 conjunto 1 – Pinheiros, São Paulo (SP)

Telefone: (11) 3034-2981



Oficina de revisão e copidesque

Estação das Letras

Quando: 4 de maio a 22 de junho

Conteúdo: Formar profissionais habilitados a trabalhar na área de editoração como editor de texto, copidesques e revisores de provas. Durante o curso, exercícios diversos são elaborados pelos alunos.

Docente: Alvanísio Damasceno

Local: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107 - Flamengo - Rio de Janeiro (RJ)

Telefone: (21) 3237-3947



A revolução do livro eletrônico: da galáxia Gutenberg à era digital

Universidade do Livro

Quando: 4 de maio

Conteúdo: Estudo sobre a indústria editorial e o Universo Digital, bem como as plataformas de divulgação e venda; os direitos autorais na era digital e novas tecnologias fornecidas pela Apple iPad e pelos Audiobooks

Docente: Videoconferência com Octavio Kulesz, diretamente de Buenos Aires

Local: Praça da Sé, 108, Centro - São Paulo (SP)

Telefone: (11) 3242-9555

E-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br



Definição e aprimoramento do mix de produtos

ANL

Quando: 18 e 19 de maio

Conteúdo: O curso, dirigido aos gestores de pequenas e médias livrarias, se baseia no compartilhamento entre espaço físico e os diversos tipos de produtos e serviços e demonstra as vantagens e desvantagens de trabalhar com outros produtos além de livros, e como definir, de acordo com a localização e público da livraria, qual o melhor formato para aumentar as vendas.

Local: Rua Domingos de Moraes, 678 - São Paulo (SP)

Telefone : (11) 3337-5419



Circuito de Feiras



Feira do Livro de Joinville (Santa Catarina)

7 a 17 de abril

Mais informações



IX Bienal do Livro do Ceará

9 a 18 de abril

Mais informações



Bienal Internacional do Livro da Bahia

17 a 26 de abril

Mais informações



Feira do Livro de Londres (Inglaterra)

19 a 21 de abril

Mais informações



Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (Paraná)

7 a 17 de maio

Mais informações



Feria Internacional del Libro de Santo Domingo (República Dominicana)

21 de abril a 9 de maio

Mais informações



Feria Internacional del Libro de Buenos Aires (Argentina)

21 a 23 de abril

Mais informações



Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (MG)

24 de abril a 2 de maio

Mais informações



BookExpo America (EUA)

25 a 27 de maio

Mais informações



Feira do Livro de Lisboa (Portugal)

29 de abril a 16 de maio

Mais informações



Prêmios e concursos literários



Prêmio Off Flip abre inscrições

Quem se inscrever na quinta edição do prêmio Off Flip de Literatura, até o dia 31 de maio, irá concorrer a R$ 10 mil, estadia em Paraty e ingressos para as mesas de debate da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Clique aqui para ler o regulamento.



Gastronomia é temática de premiação no 4º Concurso Nacional de Ensaios

A Fundação Gilberto Freyre e a Global Editora promovem o 4º Concurso Nacional de Ensaios, em que a temática “Alimentação na obra de Gilberto Freyre” premiará o melhor ensaio inédito sobre as interpretações freyrianas acerca da alimentação e da gastronomia como elemento diferenciador da arte e da cultura do povo brasileiro. As inscrições vão até 15 de dezembro.



Após 40 anos, Booker Prize elege os finalistas de 1970

Após quarenta anos em que o júri do mais importante prêmio literário da língua inglesa se esqueceu de eleger os seis finalistas do Booker Prize, Nina Bawden, autora de The Birds on the Trees se surpreendeu: "achava que conhecia os meus livros de trás para frente, mas não me consigo sequer lembrar o tema deste". As outras cinco obras escolhidas foram: Troubles, de J.G. Farrell; The Bay of Noon, de Shirley Hazzard; Fire from Heaven, de Mary Renault; The Driver's Seat, de Muriel Spark; e The Vivisector, de Patrick White. A premiação ocorre no dia 16 de maio.



Olimpíada da Língua Portuguesa

Prazo de inscrição: 14 de maio

Mais informações



Jabuti 2010

Prazo de inscrição: 31 de maio

Mais informações



VI Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Prazo de inscrição: até 30 de junho

Mais informações



Vivaleitura 2010

Prazo de inscrição: 5 de julho

Mais informações





Conheça o Portal do Pnll e cadastre sua ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário