quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Edição nº 190 – 18 a 24/01/2010

I Conferência Nacional de Cultura
No dia 25 de janeiro, a Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura promove uma videoconferência das Pré-Conferências Setoriais de Cultura, parte do processo da II Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em março de 2010, em Brasília. O encontro irá acontecer em todas as salas do Banco do Nordeste (BNB), nas capitais do Nordeste. Os objetivos da CNC são: avaliar o Plano Nacional de Livro e Leitura; eleger três delegados da sociedade civil e obter a indicação da Secretaria de Estado da Cultura para delegado para a Pré-Conferência de Livro, Leitura e Literatura; e propor estratégias do setor, baseadas nos eixos temáticos da II CNC. Clique aqui para conhecer as datas das reuniões setoriais em todo o país.
Interleituras
Em Curitiba (PR), um conjunto de oficinas de teatro, criação literária, música e artes visuais tem o texto literário como ponto comum para atividades desenvolvidas com crianças. Além de evidenciar contínuo diálogo entre as artes, o projeto, que integra o Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL, busca levar as crianças a frequentarem mais as bibliotecas públicas. E os jovens leitores têm participação ativa sugerindo títulos, autores ou temas de seu interesse para serem trabalhados nos grupos. Também se incentiva a criação de blogs, clubes de leitura ou outras estratégias sugeridas pelos participantes, estimulando a continuidade dos encontros de leituras compartilhadas.
Biblioteca do Novo Horizonte
Pouco a pouco, a partir de alguns livros encontrados pelos moradores do bairro, foi montada a Biblioteca do Novo Horizonte, projeto desenvolvido em São Gonçalo do Sapucaí (MG) e que integra o Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL. A biblioteca comunitária ainda em construção, mas já atende crianças e adultos em suas pesquisas e leituras. Ainda há muito o que se fazer, desde definir um local para os livros e cadastrar o acervo até incrementar a arrecadação de obras e encontrar uma bibliotecária. Mas os primeiros passos já foram dados.
Prêmio Barco a Vapor
Encerra no dia 12 de fevereiro o prazo para inscrições no 6º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil 2010. Concorrem originais inéditos que se encaixem em uma das quatro séries da coleção. Além da publicação do livro, o vencedor recebe, no ato da assinatura do contrato de edição, R$ 30 mil como adiantamento de direitos autorais. Nas edições anteriores, foram premiados Mariângela Haddad, com O sumiço da pantufa (2009), Délcio Teobaldo, com Pivetim (2008),Flávio Carneiro, com A distância das coisas, (2007), Gláucia Lewicki, com Era mais uma vez outra vez (2006), e Caio Riter, com o título O rapaz que não era de Liverpool (2005).
Edital Mais Cultura encerra dia 24
Termina também esta semana, no dia 24, o prazo para participar do edital de modernização de bibliotecas. Em um investimento de R$ 3,285 milhões, o Ministério da Cultura modernizará 100 bibliotecas públicas em municípios com até 20 mil habitantes. O edital está disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Cultura e do Programa Mais Cultura  .
Escrever na escola
Uma rede de professores que se apóiam uns aos outros para renovar a didática da escrita e o desenvolvimento da competência literária. Esse é o princípio do projeto Escribir en la escuela, apoiado pelo Cerlalc (Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, el Caribe, España y Portugal) e que também se propõe a orientar instâncias governamentais na formulação de políticas públicas e ações que ajudem a escola em seu trabalho de formar usuários competentes no uso da língua escrita. Já estão contabilizados 63 relatos provenientes da Argentina (16), Bolívia (3), Brasil (1), Colômbia (36), Chile (1), Espanha (1), México (2), Peru (2) e Venezuela (1).
Coleção Aplauso
A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo está disponibilizando 170 títulos da Coleção Aplauso para leitura gratuita na internet. A coleção reúne biografias de artistas, cineastas e dramaturgos além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Os livros podem ser lidos diretamente no site ou baixados na ‘integra nos formatos pdf e txt.
Favoritos
Lord Byron (1788 – 1824)
O derradeiro amor de Byron
"I
Num desses dias em que o Lord errante
Resvalando em coxins de seda mole...
A laureada e pálida cabeça
Sentia-lhe embalar essa condessa,
Essa lânguida e bela Guiccioli ...
II
Nesse tempo feliz... em que Ravena
Via cruzar o Child peregrino,
Dos templos ermos pelo claustro frio...
Ou longas horas meditar sombrio
No túmulo de Dante — o Gibelino."
Trecho de Os escravos, de Castro Alves

The life of Lord Byron, de John Galt
Notices of the Life of Lord Byron, de Thomas Moore
The International Byron Society
Obras

Multimídia

Dicas de leitura
Cartas D'Amor - O Efêmero Feminino, de Eça de Queirós 
"Ontem, em casa de Madame de Tressan, quando passei, levando para a ceia Libuska, estava sentada, conversando consigo, por debaixo do atroz retrato da marechala de Mouy, uma mulher loura, de testa alta e clara, que me seduziu logo, talvez por lhe pressentir, apesar de tão indolentemente enterrada num divã, uma rara graça no andar, graça altiva e ligeira de deusa e de ave. Bem diferente da nossa sapiente Libuska, que se move com o esplêndido peso de uma estátua! E do interesse por esse outro passo, possivelmente alado e diânico (de Diana), provém estas gratujas."
Leia o texto na íntegra

A uma poetisa, de Antônio Gonçalves Dias  
"- Donde vens, viajor?
- De longe venho.
- Que viste?
- Muitas terras.
- E qual delas
Mais te soube agradar?
- São todas belas;
Fundas recordações de todas tenho.
- E admiraste o que?
- Ah! onde as flores
Cada vez a manhã tornam mais linda,
Onde gemeu Paraguaçu de amores
E os ecos falam de Moema ainda;
Ali, Safo cristã, vigem formosa,
A vida aos sons da lira dulcifica:
D’escutar a sereia harmoniosa
O de vê-la, a vontade presa fica!"
Leia outras poesias de Gonçalves Dias   

Cursos e palestras
A preparação do escritor
Estação das Letras
Quando: 13, 14 e 15 de janeiro
Conteúdo: organização do texto narrativo através dos város tipos de narradores, tempo psicológico da trama bem como a construção de perfis e diálogos - elementos fundamentais para o fortalecimento de toda história que se quer bem contada.
Docente: Raimundo Carrero
Local: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107 - Flamengo - Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3237-3947
E-mail: estacaodasletras@estacaodasletras.com.br

O passo a passo da produção editorial
Universidade do Livro
Quando:  2, 4, 9 e 11 de Fevereiro
Conteúdo : Como funciona uma editora e como o trabalho de produção editorial se encaixa no fluxo de produção; Os diferentes trabalhos sob responsabilidade da produção editoria; Como passar trabalhos para profissionais.
Docente: Laura Bacellar
Local: Praça da Sé, 108, Centro - São Paulo (SP)
Telefone : (11) 3242-9555
E-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br

Agenda
Digital Book World - Nova York (Estados Unidos)
26 a 27 de janeiro
Mais informações
Taipei Book Exhibition (Taiwan)
27 de janeiro a 1º de fevereiro
Mais informações
International Comics Festival - Angoulême (França)
28 a 31 de janeiro
Mais informações
42nd Cairo International Book Fair (Egito)
28 de janeiro a 10 de fevereiro
Mais informações
Delhi Book Fair (Índia)
30 de janeiro a 7 de fevereiro
Mais informações
Expolangues - Paris (França)
3 a 6 de fevereiro
Mais informações
24nd Jerusalem International Book Fair (Israel)
15 a 20 de fevereiro
Mais informações
Vilnius Book Fair (Lituânia )
18 a 21 de fevereiro
Mais informações

Conheça o Portal do Pnll e cadastre sua ação.
Boletim - boletim@pnll.gov.br
Fale Conosco: portal@pnll.gov.br

Você está recebendo este Boletim por estar cadastrado em nossa lista do PNLL. A reprodução destas informações não implica custo. Caso não queira mais receber estes e-mails, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário