segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

boletim 191 pnll

II Conferência Nacional de Cultura

Já tiveram início as assembleias estaduais setoriais de Livro, Leitura e Literatura, instância de articulação local para a II Conferência Nacional de Cultura (CNC). Para conferir a agenda completa das reuniões, basta acessar o blog do Conselho Nacional de Política Cultural. Em relação ao Setorial do Livro, Leitura e Literatura, os objetivos da CNC são: avaliar o Plano Nacional de Livro e Leitura; eleger três delegados da sociedade civil e obter a indicação da Secretaria de Estado da Cultura para delegado para a Pré-Conferência de Livro, Leitura e Literatura; e propor estratégias do setor, baseadas nos eixos temáticos da II CNC.

Trocando Leituras

Em Sergipe, os livros estão pegando a estrada com o Trocando Leituras , projeto que integra o Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL. Um acervo de livros, mantido pelo serviço de duas bibliotecas públicas de Aracaju, viaja a outras cidades do Estado possibilitando a troca de livros usados e novos, revistas e gibis entre toda a população. O acervo do projeto é formado por doações recebidas nas bibliotecas de livros didáticos, conhecimentos gerais e técnicos, literatura brasileira, literatura infanto-juvenil e infantil, além das histórias em quadrinhos e revistas para pesquisa. Cada pessoa pode trocar até três publicações em bom estado de conservação, sendo permitido trocar didático por literário, literário por didático, mas gibis só com gibis e revistas com revistas.

Contar para Encantar a Leitura

Uma extensa programação de atividades foi programada pela Biblioteca Pública Elisa Gil Borowski, em Santa Cruz do Sul (RS), mobilizando toda a população para o envolvimento com os livros. Isso envolve tanto a capacitação para mediadores de leitura e oficinas de narração de histórias para professores quando a própria atividade de narração de histórias para crianças e adultos. O projeto, que integra o Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL, promove a leitura, através de um macro-projeto extensível a todo o município, de forma lúdica, buscando aprimorar seu atendimento diferenciado a cada grupo etário e de interesse.

Olimpíada de Língua Portuguesa

De 22 de fevereiro a 30 de abril estarão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O tema a ser trabalhado é O lugar onde vivo . Segundo o portal do MEC, “alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental (quarta e quinta séries) vão desenvolver a poesia; sétimo e oitavo ano (sexta e sétima séries), textos no gênero memória; nono ano do ensino fundamental (oitava série) e primeiro ano do ensino médio, crônica; segundo e terceiro anos do ensino médio, artigo de opinião”. Os 20 vencedores (cinco por gênero literário) ganharão medalha de ouro e um computador com impressora; as escolas onde estudam os vencedores receberão dez computadores, uma impressora e livros para a biblioteca.

Literatura infantil e juvenil

Santiago do Chile abriga em fevereiro, entre os dias 24 e 28, o 1º Congresso Iberoamericano de Lengua Y Literatura Infantil Y Juvenil . O objetivo é “a construção de uma visão global da literatura infantil e juvenil ibero-americana, tanto do ponto de vista geográfico (todos os países de língua espanhola e o Brasil) como histórico, discutindo passado, presente e perspectivas de futuro da literatura infantil e juvenil.” A participação brasileira contará com Marisa Lajolo, Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queirós, Ângela Lago, Tânia Rösing, Peter O’Sagae e e Elizabeth Serra. O secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, apresentará as políticas governamentais brasileiras para a promoção do livro e da leitura.

Pensar el Libro dedicado a Louis Braille

A edição número 7 da revista eletrônica Pensar el Libro, publicada pelo Cerlalc (Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina, el Caribe, España y Portugal), é dedicada à memória de Louis Braille. Além da análise de experiências com o sistema braile em todo o mundo e das particularidades de sua utilização na América latina, também se destaca a sua importância na vida de pessoas cegas, mesmo com a introdução de novas tecnologias.

Favoritos

Adolfo Bioy Casares (1914 - 1999)

“Debo a la conjunción de un espejo y de una enciclopedia el descubrimiento de Uqbar. El espejo inquietaba el fondo de un corredor en una quinta de la calle Gaona, en Ramos Mejía; la enciclopedia falazmente se llama The Anglo American Cyclopaedia (Nueva York, 1917) y es una reimpresión literal, pero también morosa, de la Encyclopaedia Britannica de 1902. El hecho se produjo hará unos cinco años. Bioy Casares había cenado conmigo esa noche y nos demoró una vasta polémica sobre la ejecución de una novela en primera persona, cuyo narrador omitiera o desfigurara los hechos e incurriera en diversas contradicciones, que permitieran a unos pocos lectores -a muy pocos lectores- la adivinación de una realidad atroz o banal. Desde el fondo remoto del corredor, el espejo nos acechaba. Descubrimos (en la alta noche ese descubrimiento es inevitable) que los espejos tienen algo monstruoso. Entonces Bioy Casares recordó que uno de los heresiarcas de Uqbar había declarado que los espejos y la cópula son abominables, porque multiplican el número de los hombres. Le pregunté el origen de esa memorable sentencia y me contestó que The Anglo American Cyclopaedia la registraba, en su artículo sobre Uqbar”.
Trecho inicial do conto Tlõn, Uqbar, Orbis Tertius, de Borges

La literatura fue su gran obsesión, obituário do jornal La Nacion

Transcrição da entrevista de Bioy Casares no programa Roda Viva (1995)

Prólogo de Borges para La invención de Morel

La invención del género fantástico, de Carlos Damaso Martinez

La Invención de Morel; Defensa para sobreviviente, de Adolfo Vásquez Rocca

Obras

* De un mundo a outro
* Um modelo para a morte; Os suburbanos; O paraíso dos crentes (em parceria com Jorge Luis Borges)
* La trama celeste
* Em memória de Paulina
* El caso de los viejitos voladores
Mi amistad con las letras italianas
* Las Vísperas de Fausto

Multimidia

* Ano Passado em Marienbad, filme (1961) de Alain Resnais inspirado em A invenção de Morel
* L'invenzione di Morel (1974), filme de Emidio Greco
* Entrevista para a Bazar TV

Dicas de leitura


Uma Praga Rogada nas Escadarias da Fôrca, de Camilo Castelo Branco
“Êste romance não deverá chamar-se "romance". Desde que esta palavra é o atilho onde se enfeixam as mentirosas invenções do escritor fantástico, não há história verdadeira que possa, como tal, recomendar-se com aquêle título.
Êstes acontecimentos, expostos aqui, segundo o formulário romântico, e afeiçoados às leis do estilo romântico, são verdades que não deram brado, nem se agravaram na memória da geração que as viu e as não compreendeu.
Na vida moral da sociedade há fenômenos cuja causa ninguém estuda. No drama da família há lances que são do domínio público, e o público não pode, ainda que o tente, explicá-los. Nas atribuições individualíssimas do homem há fases extraordinárias de sofrimento, que esta sociedade de entranhas cruéis lhe recrimina, reputando-lhes efeitos neces-sários das causas, conseqüências do crime voluntário.”
Leia o texto na íntegra

Midsummer’s night’s dream, de Olavo Bilac
Quem o encanto dirá destas noites de estio?
Corre de estrela a estrela um leve calefrio,
Há queixas doces no ar... Eu, recolhido e só,
Ergo o sonho da terra, ergo a fronte do pó,
Para purificar o coração manchado,
Cheio de ódio, de fel, de angústia e de pecado...

Quem o encanto dirá destas noites de estio?
Corre de estrela a estrela um leve calefrio,
Há queixas doces no ar... Eu, recolhido e só,
Ergo o sonho da terra, ergo a fronte do pó,
Para purificar o coração manchado,
Cheio de ódio, de fel, de angústia e de pecado...”
Leia outras poesias de Bilac

Cursos e palestras

Trabalhando sua imagem e a de seu livro na mídia
Escola do escritor
Quando: 2 de fevereiro
Conteúdo: Relações com a Imprensa, como lidar positivamente com ela. O principal objetivo deste curso é levar ao público interessado alguns dos principais conceitos/princípios básicos e éticos no relacionamento entre o Editor e/ou Autor e a imprensa.
Docente: Marilu G. do Amaral
Local: Rua Mourato Coelho, 393 conjunto 1 - Pinheiros - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3034-2981
Eimail: escoladoescritor@escoladoescritor.com.br

Oficina da Crônica
Estação das Letras
Quando: 4, 11 e 25 de fevereiro
Conteúdo: produção de crônicas em todas as aulas a partir do estudo linguístico e histórico do gênero. Os alunos terão contato com os principais autores brasileiros desde o século XIX e estudarão os diversos estilos, além das técnicas específicas.
Docente: Felipe Pena
Local: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107 - Flamengo - Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3237.3947
E-mail: estacaodasletras@estacaodasletras.com.br

Canais de distribuição
Universidade do Livro
Quando: 23 e 24 de fevereiro
Conteúdo: Através de exercícios de análise de processos, das vendas e dos resultados de uma editora fictícia, este curso pretende ajudar os participantes a identificar, dentro da sua própria empresa, os gargalos operacionais e as oportunidades comerciais escondidas nos problemas encontrados no dia-a-dia de uma editora e como envolver toda a empresa na busca das soluções.
Docente: Gerson Ramos
Local: Praça da Sé, 108, Centro - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3242 9555
E-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br

Agenda

Taipei Book Exhibition (Taiwan)
27 de janeiro a 1º de fevereiro
Mais informações42nd Cairo International Book Fair (Egito)
28 de janeiro a 10 de fevereiro
Mais informaçõesInternational Comics Festival - Angoulême (França)
28 a 31 de janeiro
Mais informações

Delhi Book Fair (Índia)
30 de janeiro a 7 de fevereiro
Mais informações

Expolangues - Paris (França)
3 a 6 de fevereiro
Mais informações

24nd Jerusalem International Book Fair (Israel)
15 a 20 de fevereiro
Mais informações

Vilnius Book Fair (Lituânia)
18 a 21 de fevereiro
Mais informações

Conheça o Portal do Pnll e cadastre sua ação.

Boletim - boletim@pnll.gov.br
Fale Conosco: portal@pnll.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário