terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Programa Nacional de Leiture e Livro Poletin 188

Edição nº 188 - 04 a 10/01/2010

A Pedagogia Contando Histórias
A Universidade Estadual da Paraíba, em parceria com o comitê regional do Proler de Campina Grande, está formando mediadores em um projeto de extensão universitária que integra o Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL. Seus integrantes, entre eles alunos de pedagogia, se desenvolvem na atividade de narrar histórias em espaços da região que necessitam dessa ação, como é o caso do Parque da Criança, Asilo dos Velhinhos de São Vicente de Paula, Casa Brasil - Cruzeiro, Pastoral da Alimentação no Bairro do Alto Branco, Filas de Banco, pediatria de Hospitais e outros. Deste modo, além de incentivar a formação do gosto pela leitura das pessoas e profissionais envolvidos, também são envolvidas crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade.
Biblioteca Itinerante Rural Macomeris Torres
Em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, a Biblioteca Comunitária Macomeris Torres ganhou rodas para conquistar leitores espalhados pela zona rural de Almenara. Instalada em um microônibus e equipada com computador, videoteca e, claro, livros, virou a Biblioteca Itinerante Rural Macomeris Torres, que integra o Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL. Além de proporcionar a inclusão social por meio da leitura e estreitar os laços entre escola e comunidade, o projeto também prevê palestras, seções de cinema, teatro e narração de histórias nas 43 comunidades rurais que possuem escolas públicas, oferecendo lazer, educação e entretenimento.
Entrevista - Fabiano dos Santos
Em entrevista para a Revista ANL (Associação Nacional das Livrarias), o Diretor do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos, falou sobre o Fundo Setorial Pró-Leitura, do mercado livreiro e dos próximos passos a favor do livro, da leitura e da literatura no Brasil. Clique aqui para ler.

Livros brasileiros para exportação
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizou estudo para avaliar a potencialidade dos mercados editoriais em 33 países. Segundo o jornal Correio Braziliense, "após uma análise quantitativa dos mercados estrangeiros feita pela Apex, os empresários se reuniram para avaliar como percebiam as possibilidades de negócios fora do país". José Castilho Marques Neto, diretor-presidente da Editora Unesp e secretário executivo do PNLL, diz na reportagem que "uma coisa mais do que visível é a resistência que o mercado internacional tem em relação à produção acadêmica brasileira. Se não tivermos algum detalhe exótico nessa área, a coisa fica muito difícil".
Programa Nacional do Livro Didático 2012
A pré-inscrição no Programa Nacional do Livro Didático 2012 começa no dia 12 de janeiro e pode ser feita por autores e titulares dos direitos autorais de obras didáticas voltadas para o ensino médio poderão fazer sua. A novidade este ano é que alunos do ensino médio público receberão livros de filosofia, sociologia e língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol). Segundo o portal do MEC, "também serão selecionadas obras de língua portuguesa, matemática, história, geografia, física, química e biologia. No total, o FNDE prevê a aquisição de 80 milhões de exemplares, em benefício de todos os 7,8 milhões de estudantes do ensino médio da rede pública brasileira". O prazo se encerra no dia 12 de abril.
Manguinhos, a primeira Biblioteca Parque do país
O Rio de Janeiro recebeu, no final de 2009, a Biblioteca Parque Manguinhos, primeira do gênero no Brasil baseado em experiência bem sucedida em Medellín, na Colômbia. Conforme explica o site do Ministério da Cultura, "o conceito aplicado na unidade é o de uma biblioteca pública multifuncional para ser implantada em área de risco social. Ludoteca, filmoteca, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, acervo digital de música, cineteatro, cafeteria, acesso gratuito à Internet e uma sala denominada Meu Bairro, para reuniões da comunidade, estarão disponíveis aos usuários". A Biblioteca Parque Manguinhos foi equipada com recursos do Programa Mais Cultura.
Favoritos
Tomás Antônio Gonzaga (1744 - 1810)
"A poesia lírica de Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga representa o que de melhor se fez no período colonial brasileiro, no sentido estritamente literário. Já não são obras com o objetivo de louvar ou depreciar alguém, mas poesias que pretendem, acima de tudo e quase que exclusivamente, ser apreciadas pelos eu valor poético ou literário. [...] os poemas de Cláudio e Gonzaga são excelentes oportunidades para isso, para desenvolvermos a nossa capacidade de apreciar uma obra literária, suas qualidades enquanto trabalho delicado e elaborado. Porém servem também para conhecermos um nosso semelhante de outro tempo - o homem culto que viveu no Brasil do século XVIII -, o que é um modo de conhecermos a nós mesmos."
Trecho do livro Literatura brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos, de Luiz Roncari

Trecho sobre Tomás Antônio Gonzaga em História da literatura brasileira, de Massaud Moisés
Tomás Antônio Gonzaga, de Lucia Helena
Página no site da Academia Brasileira de Letras
No bicentenário da morte de Gonzaga, de Adelto Gonçalves
Tomás Antônio Gonzaga e o direito natural, de Lourival Gomes Machado
Obras
• Cartas chilenas
• Marília de Dirceu
• A conceição e O Naufrágio do Marialva
Multimídia
• A Marilia de Dirceu, programa Terra de Minas
• Marilia de Dirceu, programa Retratos
• Poesia dos Inconfidentes, programa Entrelinhas
• Trailer de Os inconfidentes, filme de Joaquim Pedro de Andrade (1972)
• Análise do livro Cartas Chilenas

Dicas de leitura
A divina quimera, de Eduardo Guimaraens
"Das rosas do jardim a virginal tristeza
por que, por esta noite azul de outono frio,
vem embalar-te a doce e mística pureza
que reflete, a um fulgor de estrelas erradio,
das rosas do jardim a virginal tristeza?
Um desejo augural, sob o candor do linho
que do teu corpo aviva a palidez, palpita.
Perfumaram-te a carne os lírios do caminho. . .
Vela-a, agora, através do meu amor, Perdita,
um desejo augural, sob o candor do linho.
Tal num sonho de amor que se dilui sereno,
esqueceste a carícia rósea do sorriso;
e a tua boca sente o acre sabor terreno
de uma desilusão no destino indeciso,
tal num sonho de amor que se dilui sereno."
Leia o texto na íntegra
Tópicos, de Aristóteles
"Nosso tratado se propõe encontrar um método de investigação graças ao qual possamos raciocinar, partindo de opiniões geralmente aceitas, sobre qualquer problema que nos seja proposto, e sejamos também capazes, quando replicamos a um argumento, de evitar dizer alguma coisa que nos cause embaraços. Em primeiro lugar, pois, devemos explicar o que é o raciocínio e quais são as suas variedades, a fim de entender o raciocínio dialético: pois tal é o objeto de nossa pesquisa no tratado que temos diante de nós.
Ora, o raciocínio é um argumento em que, estabelecidas certas coisas, outras coisas diferentes se deduzem necessariamente das primeiras. (a) O raciocínio é uma "demonstração" quando as premissas das quais parte são verdadeiras e primeiras, ou quando o conhecimento que delas temos provém originariamente de premissas primeiras e verdadeiras: e, por outro lado (b), o raciocínio é "dialético" quando parte de opiniões geralmente aceitas."
Leia o texto na íntegra

Cursos e palestras
Ritmos do Rio em prosa e verso
Casa do saber
Quando: 7, 14, 21 e 28 de janeiro, 4 e 11 de fevereiro
Conteúdo: Passeio antológico memória, história e literatura cariocas, através de um laboratório de leituras e produção de textos.
Docente: Antônio Torres
Local: Av. Epitácio Pessoa, 1164 - Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2227-2237
E-mail: inforio@casadosaber.com.br
Ficção e Poesia
Estação das Letras
Quando: 9 de janeiro
Conteúdo: Como entre a língua que se domina e a língua que se fala, se introduz a poesia? Como este campo intermediário constitui um campo ficcional e dentro dele se estabelece a ficção poética?
Docente: Luiz Costa Lima
Local: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107 - Flamengo - Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3237-3947
E-mail: estacaodasletras@estacaodasletras.com.br
Oficina de Narração de Histórias
Tuca
Quando: 18, 20, 27 de janeiro e 1º, 3, 8 e 10 de fevereiro
Conteúdo: Escuta de histórias tradicionais, o compartilhar de experiências, as vivências e exercícios corporais, vocais, narrativos e gráficos dão algumas das chaves que abrem as portas para a arte de ouvir e contar histórias.
Docente: Tininha Calazans
Local: Rua Monte Alegre, 1.024 - Perdizes - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3670-8453
E-mail: tucacursos@pucsp.br
Preparação e Revisão de Textos
Escola do escritor
Quando: 28 de janeiro
Conteúdo: Contextualizar a preparação e a revisão de textos no mercado de edição de livros, publicações periódicas. Noções básicas das atividades de preparadores e revisores.
Docente: Ana Cristina Mendes Perfetti
Local: Rua Mourato Coelho, 393 conjunto 1 - Pinheiros - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3034-2981
Email: escoladoescritor@escoladoescritor.com.br
Preparação e revisão: o trabalho com o texto
Universidade do Livro
Quando: 1º, 3, 8 e 10 de fevereiro
Conteúdo: Conhecimento e desenvolvimento da prática de preparação/copidesque e revisão de textos para publicação. Apresentação e discussão de técnicas de trabalho com o texto.
Docente: Ibraíma Dafonte Tavares
Local: Praça da Sé, 108, Centro - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3242-9555
E-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br

Agenda
Digital Book World - Nova York (EUA)
26 a 27 de janeiro
Mais informações
42nd Cairo International Book Fair (Egito)
28 de janeiro a 10 de fevereiro
Mais informações
Taipei Book Exhibition (Taiwan)
27 de janeiro a 1º de fevereiro
Mais informações
International Comics Festival - Angoulême (França)
28 a 31 de janeiro
Mais informações
Delhi Book Fair (Índia)
30 de janeiro a 7 de fevereiro
Mais informações
Expolangues - Paris (França)
3 a 6 de fevereiro
Mais informações
24nd Jerusalem International Book Fair (Israel)
15 a 20 de fevereiro
Mais informações
Vilnius Book Fair (Lituânia)
18 a 21 de fevereiro
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário