quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

MinC participa do evento e apoia a realização da 2ª RPMC,

20 de janeiro de 2010




Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre

MinC participa do evento e apoia a realização da 2ª RPMC, em São Leopoldo, além de outras atividades da diversificada programação a ser realizada, simultaneamente, em seis cidades gaúchas



Durante o período de 25 a 29 de janeiro, Porto Alegre e mais cinco cidades da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul - Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga - sediarão a etapa de abertura do 10º Fórum Social Mundial.



O Ministério da Cultura, por meio de suas Secretarias finalísticas e instituições vinculadas, terá intensa participação na série de atividades do Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre, um dos eventos regionais do FSM 2010.



Gestores, dirigentes culturais, instituições, grupos e movimentos socioculturais estarão reunidos em São Leopoldo para participar da 2ª Reunião Pública Mundial da Cultura (2ª RPMC). A abertura do encontro, que conta com o apoio do MinC, faz parte da programação local e será realizada no dia 26, às 14h, no Teatro Municipal, com a presença do ministro da Cultura interino, Alfredo Manevy.



A iniciativa visa avaliar os cinco anos de aprovação da Agenda 21 da Cultura e a adoção da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).



Intercâmbio Cultural - Ainda inserida nas programações de São Leopoldo, será realizada a Casa Cuba. Parceria entre a Prefeitura Municipal, Associação Cultural José Martí e Ministérios da Cultura do Brasil e de Cuba, objetiva promover um debate político como forma de incentivar o intercâmbio cultural entre os dois países.



Participação das Secretarias do MinC



Articulação Institucional - Será anunciado o lançamento dos editais para construção e reforma de Espaços Mais Cultura e realizada a mesa Mais Cultura, democratização do acesso e qualificação de espaços públicos culturais, com a participação do diretor geral de Livro, Leitura e Literatura, Fabiano dos Santos Piuba. As iniciativas ocorrerão, respectivamente, nos dias 26 e 28, também em São Leopoldo, onde ainda haverá exposição dos Programas Mais Cultura e Cultura Viva do MinC, no Centro Cultural José Pedro Boéssio, localizado na Praça 20 de Setembro.



Audiovisual - No dia 26, em Canoas, o coordenador geral de TV e Plataformas Digitais, Octavio Pieranti, comporá a mesa que fará um balanço da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). As discussões contarão com as presenças de representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Associação Brasileira de Telecomunicações e Coletivo Intervozes. Na parte da tarde, o coordenador geral de Políticas Audiovisuais, James Görgen, participa do debate Cultura, Digitalização e Desenvolvimento Econômico: em busca de uma política industrial sustentável, juntamente com representantes da Casa Civil da Presidência da República e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, dentre outros. Saiba mais.



Cidadania Cultural - Serão promovidas diversas atividades com o apoio da Secretaria de Cidadania Cultural do MinC, a partir de ações propostas em parceria com o Pontão de Cultura Ganesha, de Santa Catarina. No dia 25, em Porto Alegre, acontece a Jornada Vídeo nas Aldeias - recorte da produção do projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil, inserido no Programa Cultura Viva. Já nos dias 27 e 28, em Canoas, as Rodas de Prosa Cultura e Comunicação: ações colaborativas para políticas públicas apresentará experiências de Pontos de Cultura de todo o país, dentre outras iniciativas. Saiba mais.



Identidade e Diversidade Cultural - Temas ligados às expressões culturais indígenas, ao movimento Hip Hop e outros relacionados à área de atuação da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC serão abordados em quatro mesas de diálogo. Também será destaque da programação uma mostra fotográfica sobre o projeto Vidas Paralelas, realizado em parceria com o Ministério da Saúde. As atividades serão promovidas nas cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas e São Leopoldo. Saiba mais.



Saiba mais sobre o Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre: www.fsm10.org.



Fórum Social Mundial



Idealizado como um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, promovido anualmente em Davos, na Suíça, o Fórum Social Mundial é um espaço para a troca de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos sociais empenhados na construção de uma sociedade orientada a uma relação fecunda entre os seres humanos e destes com a Terra.



O FSM10 teve as três primeiras edições - 2001, 2002 e 2003 - realizadas no Brasil, também na capital gaúcha. A partir de 2004, passou a ocorrer a alternância de cidades e a escolhida foi Mumbai, na Índia. Este ano, os debates serão promovidos de forma descentralizada, com eventos regionais, nacionais e locais em diversos países.



Saiba mais: www.forumsocialmundial.org.br.



(Texto: Grazielle Machado, Comunicação Social/MinC)

(Fontes: Secretarias do MinC e site do FSM10)



Publicado por Sheila Sterf/Comunicação Social

Categoria(s): Notícias do MinC, O dia-a-dia da Cultura

Tags: Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário