Revista Gestão Universitária
Cinquenta comunidades do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), no Rio Grande do Norte, receberam bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, em 18 de dezembro.
A ação é fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (Seara). As novas bibliotecas vão beneficiar cerca de 1,2 mil famílias em 18 municípios potiguares.
`Fazer parte de uma política para o povo do campo, levando informação a populações que estão distantes do meio urbano, é motivo de orgulho e satisfação. Sentimo-nos contemplados com a célebre frase do saudoso poeta Castro Alves, que diz: ‘bendito o que semeia livros e faz o povo pensar’”, observa a coordenadora da Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Dione Ferreira.
Para o delegado do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa, a ação confirma o esforço do Ministério em integrar “políticas que buscam melhorar a qualidade de vida dos agricultores e o desenvolvimento socioeconômico do rural brasileiro”.
Com essa entrega, serão mais de 700 arcas implantadas no estado. O Programa já contemplou aproximadamente 55 mil famílias de agricultores familiares com a distribuição de 144 mil livros didáticos e de literatura, estimulando a leitura e o processo educativo das comunidades beneficiadas.
A solenidade de entrega contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini; do secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, e de representantes das comunidades contempladas e convidados. Ainda serão capacitados 100 agentes de leitura, voluntários indicados pelas comunidades para atuar na gestão das bibliotecas e no estímulo à leitura.
Municípios contemplados
Os 18 municípios beneficiados com as bibliotecas são: Assu; Afonso Bezerra, Ielmo Marinho, Ipanguaçu; Lagoa de Velhos, Rio do Fogo, Touros, Pedro Avelino, Fernando Pedroza, Senador Elói de Souza, Jardim do Seridó, São Miguel do Gostoso, Ceará-Mirim, Lagoa Salgada, Macaíba, São José de Mipibú, Lajes e Maxaranguape.
Sobre o Programa
Criado pelo MDA em 2003, o Programa Arca das Letras já beneficiou mais de um milhão de famílias em comunidades de agricultores familiares, de assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, de pescadores, de remanescentes de quilombos, de indígenas e de populações ribeirinhas.
A ação conta com uma rede de parceiros que apoiam o programa com a doação de livros e material gráfico, com a construção dos móveis-bibliotecas e em diversas atividades que envolvem a implantação das bibliotecas Arca das Letras nas comunidades.
Nestes 10 anos de programa, foram implantadas 10 mil bibliotecas, distribuídos dois milhões de livros em dois mil municípios em todo o País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário