quinta-feira, 15 de março de 2018

2º encontro do ano será dedicado ao Dia Internacional da Mulher e tem o objetivo de buscar apoios para a ida da poeta pernambucana Bell Puã ao SLAM POETRY, a copa do mundo da poesia falada


O SLAM das MINAS PE, batalha de poesia falada e protagonizada exclusivamente por mulheres, terá uma edição especial neste mês março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima quinta-feira (8). O encontro poético está marcado para o dia 15 deste mês, também uma quinta-feira, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, com entrada gratuita. Já as mulheres que tiverem interesse em participar da batalha de versos devem se inscrever num formulário disponível na internet.
Como premiação, as vencedoras levarão para casa kits de livros de autores e autoras pernambucanos, premiados nas últimas edições do Prêmio Pernambuco de Literatura ou produzidos com incentivo do Funcultura. Esta edição é realizada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe, através da Coordenadoria de Literatura, em parceria com o SLAM das MINAS PE.
Em Pernambuco, o movimento é encabeçado por algumas mulheres, como as poetas Patrícia Naia, criadora da versão pernambucana do SLAM das MINAS, e Bell Puã, vencedora da etapa nacional do SLAM, que em maio viaja à França para representar o Brasil na etapa mundial da competição, a SLAM POETRY, a copa do mundo da poesia falada, marcada para acontecer entre os dias 6 e 14 citado mês.
“Esta edição no Teatro Arraial Ariano Suassuna será a segunda do SLAM das MINAS 2018 no estado e tem como objetivo conseguir apoios para a ida de Bell Puã à França. Quando fomos a São Paulo para a final da etapa nacional do SLAM, percebemos a importância de estar ao lado dela. Não é simplesmente chegar e recitar. Há todo um preparo antes, uma produção técnica que não estávamos acostumadas e que queremos ter na ida à França”, conta Patrícia Naia, que também é graduanda em Letras pela UFPE, professora e poeta.
Pernambucana, poeta slamer, vencedora do SLAM BR 2017, Bell Puã explica que na França, assim como foi em São Paulo, na final nacional do SLAM das MINAS, ela irá recitar seis poesias autorais. “Como uma das que eu apresentei na capital paulista falava muito de Pernambuco, não sei se eles entenderiam o contexto lá fora. Então fiz uma poesia inédita para a ocasião”, detalha Bell Puã, que também bacharel em História pela UFPE, e mestranda pelo PPGH.
Em Pernambuco, o SLAM das MINAS nasceu há um ano, em agosto passado, e de acordo com Patrícia Naia já está bem articulado com outros estados, como Ceará, Bahia e São Paulo. “A gente queria entender como era que elas funcionavam, os métodos, e fomos seguindo o fluxo e construindo nossa história”, revela Patrícia Naia.
Além de organizar batalhas, o SLAM das MINAS PE é também um coletivo de poetas que fazem intervenções, levando a voz das mulheres em forma de poesia em suas distintas vivências. O formato dialoga com uma tendência mundial do fazer literário contemporâneo, promovendo um espaço de fala para mulheres e a ocupação dos espaços públicos da cidade com arte e cultura. “Teremos em breve edições do SLAM das MINAS em Olinda, neste sábado (10), em Olinda, e no dia 24 de março, em Caruaru”, explica Naia.
Serviço
Edição especial da SLAM das MINAS PE | Mês da Mulher
15 de março (quinta-feira) | 19h
Teatro Arraial Ariano Suassuna
Gratuito | Inscrições para a batalha no link: https://goo.gl/Ypui47
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=ZmHFtYLFbkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário