sexta-feira, 21 de julho de 2017

Garanhuns recebe oficinas gratuitas de formação cultural

Um dos principais eventos culturais do país, o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) oferece diversas opções de formação cultural para os moradores e turistas, que podem se inscrever gratuitamente na Secretaria de Turismo e Cultura do município. As atividades promovidas pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e parceiros ajudam a estimular novos talentos e fortalecem a economia criativa.
Um dos oficineiros brinca com o clima frio da região. “Garanhuns vai ‘tá’ quente, vai passar uma semana quente”, prevê o músico Paulinho Suprema sobre a oficina de percussão “Tambores Furiosos”, que ocorrerá no Casarão dos Pontos de Cultura. “Poderemos mostrar um pouquinho do que vem sendo produzido em nosso Ponto de Cultura, as técnicas que a gente vem utilizando, vindas da ancestralidade”, afirma o Ogan do Afoxé Ará Odé e um dos responsáveis pelo batuque da Noite dos Tambores Silenciosos, durante o carnaval do Recife.
Os cursos são oferecidos em vários espaços da cidade. A Praça da Palavra contará com oficinas de ilustração, marcadores de livro e confecção de bonecas africanas para as crianças que visitarem o espaço, situado na linda praça da fonte luminosa. Já os artistas e produtores culturais têm mais uma oportunidade de assistir um minicurso de elaboração de projetos e prestação de contas para o Funcultura, na Faculdade AESGA.
Para Gustavo Duarte, Superintendente de Gestão do Funcultura, a capacitação é um momento muito importante de interação com os técnicos e técnicas do Fundo, para que os artistas, produtores e fazedores de cultura possam obter as informações necessárias para a elaboração de um bom projeto. “Esta é uma grande oportunidade. Em mais um ano, o Funcultura está presente no FIG e contamos com a presença de todos da região, numa mobilização em prol do desenvolvimento e da realização dos projetos culturais em Pernambuco”.
A AESGA também receberá as atividades promovidas pela Prefeitura do Município nas áreas de fotografia e audiovisual. Uma novidade neste ano são os workshopspromovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Garanhuns nas áreas de moda e culinária. As vagas já foram preenchidas.
PROJETOS SOCIAIS – A maior parte das atividades têm inscrições abertas ao público em geral, crianças, jovens e idosos. Mas algumas oficinas são destinadas ao público atendido por projetos sociais como o Programa Mãe Coruja, criado para reduzir a mortalidade infantil e oferecer atenção integral às usuárias do SUS e bebês. As gestantes e nutrizes poderão participar da oficina de contação de histórias “Narradores de Histórias: memórias e poesia”.
Já os adolescentes em conflito com a lei e que cumprem medidas socioeducativas na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) terão contato com o universo do Hip Hop na formação de Dança de Rua e Rima.
Nos últimos anos, o FIG também tem realizado atividades de formação direcionadas aos moradores das comunidades remanescentes de quilombo da cidade. Os jovens quilombolas participarão de aulas de contação de histórias, danças populares e percussão.

INSCRIÇÕES – As vagas disponíveis para cada oficina serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada. Os interessados devem se inscrever presencialmente até o dia 21 de julho, das 8h às 14h, na sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns (Centro Administrativo Municipal Arlinda da Mota Valença – Rua Joaquim Távora, S/N – Heliópolis, ao lado da Câmara dos Vereadores).
As inscrições para a formação do Funcultura continuarão entre segunda e quarta (24 a 26 de julho), na recepção da AESGA, das 14h às 17h. Já os interessados na oficina sobre o Prêmio de Cultura Popular, do Ministério da Cultura, não precisam se inscrever e devem apenas comparecer ao local do evento.
LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS OFICINAS
AESGA – Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns
Av. Caruaru, 508 – São José
LISTA DAS OFICINAS DE FORMAÇÃO CULTURAL
Confira as atividades que têm inscrições abertas ao público:
Artesanato | Confecção de Bonecos de Madeira (Mulungu)
Facilitador: Antero Assis / Ponto de Cultura Bonecos de Pernambuco
Descrição: Os participantes aprenderão a arte de construir um boneco, da criação ao acabamento com a confecção de figurinos, e terão ainda noções de manipulação. O mamulengo tem como matéria-prima a madeira da árvore Mulungu.
Público alvo: Público em geral com idade mínima de 12 anos
Data e horário: 25 a 29/07, das 14h às 18h
Vagas: 20
Local: Casarão dos Pontos de Cultura
Artesanato / Literatura | Confecção de Bonecas Africanas Abayomi
Facilitador: Ana Tinoco
Descrição: As crianças vão usar a imaginação para confeccionar bonecas sem cola ou costura, somente com nós, e o acabamento será feito com restos de tecidos. As bonecas representam a cultura negra, símbolo de resistência, e ficaram conhecidas como “Abayomi”, palavra da língua yorubá que significa “meu presente”.
Público alvo: Crianças de 4 a 10 anos
Data e horário: 23/07, às 9h
Vagas: 20
Local: Praça da Palavra
Artesanato / Literatura | Confecção de Marcadores de Livro
Facilitador: Ana Tinoco
Descrição: Na oficina, as crianças poderão decorar e transformar palitos de picolé em marcadores de páginas simples e divertidos.
Público alvo: Crianças de 4 a 10 anos
Data e horário: 22/07, às 9h
Vagas: 20
Local: Praça da Palavra
Audiovisual | Hollywood no Nordeste – Câmara em Ação
Facilitador: Paulo Rafael de Araújo Alves
Descrição: Oficina prática para a elaboração de obras audiovisuais. Serão abordados a história do cinema brasileiro, os recursos de produção de curtas e longa metragens, processo de redação de sinopse e roteiro, uso de câmeras e edição.
Público alvo: Público em geral com idade mínima de 16 anos
Data e horário: 24 a 28/07, das 14h às 18h
Vagas: 50
Local: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA
Dança | Frevo – É na Ponta do Pé e do Calcanhar
Facilitador: Eraldo Melo / Ponto de Cultura Seu Malaquias – O Gigante do Alto
Descrição: Promovida pelo Clube de Boneco Seu Malaquias, Patrimônio Vivo de Pernambuco, a oficina tem a proposta de difundir e fortalecer o frevo por meio de aulas práticas que demonstrarão o passo a passo desse ritmo frenético.
Público alvo: Público em geral com idade mínima de 12 anos
Data e horário: 25 a 29/07, das 14h às 18h
Vagas: 20
Local: Casarão dos Pontos de Cultura
Fotografia | Foto Celular no Mundo Cultural
Facilitador: Ana Paula Ferreira e Camila Queiroz
Descrição: Tendo como inspiração o projeto “Meu Mundo de Mão”, do fotógrafo Diogo Gonçalves de Andrade, os participantes da oficina usarão câmeras de celulares para registrar o FIG 2017
Público alvo: Público em geral a partir dos 18 anos
Data e horário: 24 a 28/07, das 14h às 18h
Vagas: 30
Local: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA
Fotografia | Fotojornalismo nas Mídias Livres
Facilitador: Ana Araújo / Ponto de Cultura Tacaratu Filhos de Terra
Descrição: Os participantes poderão aprender os princípios da fotografia e as noções básicas de texto jornalístico, por meio de conteúdos teóricos e práticos. Quem não possuir máquina fotográfica, poderá utilizar telefones celulares nas aulas práticas. A oficina busca ainda estimular a reflexão e o uso das redes sociais como instrumento de comunicação de interesse público e social.
Público alvo: Público em geral com idade mínima de 12 anos
Data e horário: 25 a 29/07, das 14h às 18h
Vagas: 20
Local: Casarão dos Pontos de Cultura
Gestão Cultural | Oficina de elaboração e prestação de contas para o Funcultura
Facilitador: Técnicos da Secult-PE/Fundarpe
Descrição: Oficina voltada à elaboração de projetos e prestação de contas
Público alvo: Artistas, produtores e fazedores de cultura da região
Data e horário: 26 a 28/07, das 14h às 18h
Vagas: 50
Local: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA
Gestão Cultural | Oficina Prêmio Culturas Populares (MinC)
Facilitador: Daniel Freitas de Lacerda (Ministério da Cultura)
Descrição: O Prêmio Culturas Populares vai agraciar 500 mestres e mestras, grupos, comunidades e instituições sem fins lucrativos, incluindo o legado de artistas já mortos, com um valor de R$ 10 mil cada. Os candidatos ao prêmio têm até o dia 28 de julho para realizar suas inscrições no site http://culturaspopulares.cultura.gov.br
Público alvo: Artistas populares, produtores e fazedores de cultura da região
Data e horário: 24/07, das 14h às 18h
Vagas: 50
Local: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA
Literatura | Vivência de Ilustração para Crianças / FILIG no FIG
Facilitador: Rosinha Campos / Festival de Literatura Infantil de Garanhus (FILIG)
Descrição: Nos livros da coleção Conto Imagem, a escritora e ilustradora Rosinha recriou os clássicos Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, utilizando exclusivamente a narrativa visual. A partir da inspiração desses livros e com o suporte da autora, crianças de 8 a 12 anos serão incentivadas a criar seus próprios livros de imagens.
Público alvo: Crianças de 8 a 12 anos
Data e horário: 28/07, às 9h
Vagas: 12
Local: Praça da Palavra
Música | Percussão – Tambores Furiosos
Facilitador: Paulo Sérgio / Ponto de Cultura Herança e Resgate
Descrição: A oficina busca difundir a origem histórico-cultural das nações de matriz africana, seus diferentes ritmos, manuseio dos instrumentos, simbologia e formas de construir. Serão trabalhadas a coordenação motora, polirritmia e concepção musical, bem como a criação de sons e formas dançantes.
Público alvo: Público em geral e crianças com idade mínima de 5 anos
Data e horário: 25 a 29/07, das 14h às 18h
Vagas: 25
Local: Casarão dos Pontos de Cultura

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Trabalhadores rurais assassinados 

Ofensiva da força policial contra manifestantes.

Le gouvernement putschiste de Michel Temer




Le gouvernement putschiste de Michel Temer a montré que vous êtes venu. Almentaram décès sur le terrain, dans les réserves autochtones et dans les zones pauvres de geandes des villes.
Août, même l'armée est dans les rues, atedendo et blessant des citoyens qui protestaient contre la vraie corruption du gouvernement actuel.
Même avec plusieurs actions à mettre de côté l'empêchement du président réel ce pays. Le tribunal de supremoo ne fait rien. Et maintenant, l'armée dans les rues en blessant la démocratie brésilienne souffrante.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/05/as-imagens-do-massacre-da-pm-contra-manifestantes-em-brasilia.html

El gobierno golpista de Michel Temer

El gobierno golpista de Michel Temer viene mostrando lo que vino. Alentaron las muertes en el campo, en las reservas indígenas y en las zonas pobres de las gees ciudades.
Incluso el ejército está en las calles, aburriendo e hiriendo a los ciudadanos que protestan contra la corrupción real del actual gobierno.

Incluso con varias acciones para anular el impedimento de la verdadera presidenta este país. El supremo tribunal no hace nada. Y ahora el ejercito en las calles hiriendo la combalida democracia brasileña.
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/05/as-imagens-do-massacre-da-pm-contra-manifestantes-em-brasilia.html

The coup government of Michel Temer

The coup government of Michel Temer has been showing the one that came. They added to the deaths in the countryside, in the Indian reserves and in the poor areas of the geographic cities.
Even the army is in the streets, hurting and wounding the citizens who protest against the real corruption of the current government.
Even with several actions to nullify the impediment of the true president in this country. The supreme court does nothing. And now the army on the streets hurting the weakened Brazilian democracy.

 http://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/05/as-imagens-do-massacre-da-pm-contra-manifestantes-em-brasilia.html