terça-feira, 29 de abril de 2014

Fundação Biblioteca Nacional realiza mostra sobre clássico de Gilberto Freyre

Casa-Grande & Senzala, publicado em 1933, por Gilberto Freyre, é o tema da Mostra que acontece no terceiro andar da Fundação Biblioteca Nacional, aberta ao público.
A Mostra, em exibição desde 2013, homenageia os 80 anos da publicação que se tornou um dos pilares para a compreensão da formação da identidade brasileira, configurando o primeiro volume da trilogia que compõe a Introdução à História da Sociedade Patriarcal no Brasil. Na elaboração de sua obra, Freyre pesquisou inventários, relatos, diários e documentos de época e analisou questões como a miscigenação, a sociedade hibrida e escravocrata e sociedade sadomasoquista. Levantando temas como a valorização do ócio, zonas de confraternização entre senhores e escravos, remetendo a questão da escravidão em Portugal pelos mouros.
O acervo em exposição conta com a primeira edição do clássico, público em 1933, pela editora Maia & Schimidt, sob o curioso subtítulo "Formação da família brasileira sob o regimen de economia" e outras edições, incluindo uma argentina de 1942, traduzida do original. E uma versão em quadrinhos, publicada em 1981. Também constam na mostra, trabalhos baseados no clássico de Gilberto Freyre, como "Guerra & Paz" do professor Ricardo Benzaquen. E o último volume publicado, com apresentação do ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso.
Casa-Grande & Senzala: 1933 – 2013 está disponível no terceiro andar do prédio sede, na Avenida Rio Branco, 219, centro do Rio de Janeiro, de segunda a sexta das 10h às 18h, e sábados até as 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário