quarta-feira, 30 de abril de 2014

Biblioteca Nacional lança novo número da Revista Poesia Sempre

"Poesia ameríndia no Brasil" – este o tema principal do número 37 da revista aPoesia Sempre, uma das mais importantes publicações sobre poesia no Brasil. Editada pela Fundação Biblioteca Nacional desde 1992, este número debate questões como os direitos autorais dos índios e a estrutura e divulgação da poética indígena, além de reproduzir textos clássicos de grande importância para discutir a possibilidade de criação de uma nova poética brasileira a partir da cultura indígena. Um desses textos foi retirado do livro, Résumé de l´histoire littéraire du Portugal, suivi du Résumé de l´histoire littéraire du Brasil, do francês Ferdinand Dénis, que em 1826 já procurava definir o que seria uma poesia genuinamente brasileira.
Editado pelo poeta e professor universitário Afonso Henriques Neto, o volume 37 traz ensaios de Sergio Cohn e Pedro Cesarino, que analisam a estrutura geral da poética indígena, além de entrevistas com o antropólogo Carlos Fausto, que discute a produção artística indígenas e a delicada questão dos direitos autorais dos índios, e com a professora de Literatura Comparada, Lúcia Sá. Há também uma coletânea de poemas sobre a temática indígena, que reúne desde o barroco Gregório de Matos, passando pelos românticos do indianismo e chegando aos modernistas Raul Bopp e Oswald de Andrade.
Segundo Afonso Henriques a revista volta a colocar em pauta o antigo problema do início da poesia brasileira: "sempre que se fala de uma história da poesia brasileira, o primeiro nome arrolado é o do padre José de Anchieta, uma vez que os cantos poéticos ameríndios, formulados oralmente nas várias línguas, não são considerados ‘poesia brasileira', ou seja versos escritos em português. Este número da Poesia Sempre apresenta o viés, a meu ver corajoso, de propugnar pela inserção dos cantos ameríndios na história da poesia no Brasil."
Em São Paulo, a revista foi lançada no dia 4 de abril, na Casa do Povo, durante evento "Índio é Nós", e  no Rio de Janeiro, no dia 24 de abril no Espaço Cultural Sérgio Porto. A revista pode ser adquirida na livraria da Biblioteca Nacional ou ser encomendada pelo e-mail livraria@bn.br ou pelo telefone (21) 2220-1309.

Nenhum comentário:

Postar um comentário