sexta-feira, 23 de novembro de 2012

1º ENCONTRO DOS ESCRITORES SERGIPANOS O desafio de escrever e publicar livro em Sergipe



O I Encontro Sergipano de Escritores é uma iniciativa da Infographics Gráfica e Editora em parceria com a Academia Sergipana de Letras. O evento será realizado no Museu da Gente Sergipana, no dia 6 de dezembro de 2012, das 13h30min às 20h.
Por haver, no estado de Sergipe, uma quantidade expressiva de pessoas envolvidas com o uso da palavra escrita: escritores, leitores, jornalistas, radialistas, editores, colaboradores, articulistas, estudantes e professores, evidencia-se a necessidade de estimular o debate entre os interessados, no que diz respeito à troca de saberes e experiências para fortalecer cultural e literariamente nosso estado.
O evento visa a construir um espaço para atrair, congregar, refletir e estimular aqueles que já atuam ou os que desejam atuar no âmbito da escrita, seja publicando seja vendendo livros. O encontro tem também o interesse de transformar ideias e aspirações em ações concretas, bem como promover oportunidades, solucionar problemas existentes, atender necessidades e satisfazer desejos.

Público-alvo
Escritores, professores, estudantes, editores, leitores, distribuidores de Sergipe e do Brasil.

PROGRAMAÇÃO

TARDE – 14h às 15h30min
Mesa redonda com Acadêmicos e Escritores sergipanos
Tema: O desafio de escrever e publicar livro em Sergipe
Mediador da Mesa: Domingos Pascoal de Melo.
Atribuições
Lançamento da II Bienal do Livro de Itabaiana;
Lançamento do projeto do Livro Compartilhado;
Apresentação do Projeto da escultura tamanho natural da Profª.  Maria Thétis Nunes, a ser eternizado na praça em frente a Igreja Matriz de Itabaiana;

TARDE DE PALESTRAS:

15h40min.  A escrita como descoberta do outro e de si mesmo
Ministrante: Prof. Hermínio Sargentim
Professor  e escritor. Cursou Letras Clássicas  USP-SP. Lecionou Língua Portuguesa em escolas da rede particular e da rede pública. Participou de programas da TV Cultura. É autor de obras didáticas de Língua Portuguesa há trinta e oito anos. Ministra cursos e palestras para professores. Dentre as obras publicadas destacam-se: Atividades de comunicação em língua portuguesa (8 volumes)Montagem e desmontagem de textos (8 volumes), Brincando de escrever (5 volumes) , Projeto Brincando de escrever (20 volumes) , Produção de textos no ensino fundamental (4 volumes), Produção de textos no ensino médio, Gramática mágica, Gramática básica, Gramática didática, A história do sentimento na Literatura (3 volumes), Pequeno Dicionário de ideias afins, Linguagens e textos (4 volumes), Cadernos de gramática (4 volumes), Jogos de alfabetização (10 volumes) e Oficina de Escritores (11 volumes)

17h. O Processo de composição do livro: Edição, Revisão e Preparação do Material.
Ministrante: Prof. Esp. Gustavo Aragão Cardoso
Professor, escritor, ator, poeta, jornalista, revisor pleno. Cursou Letras Português Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduado em Língua Portuguesa, pela Faculdade Pio Décimo. É membro do Movimento de Apoio Cultural da Academia Sergipana de Letras, ocupante da cadeira no4, cujo patrono é Felte Bezerra. Vasta experiência como Revisor de Livros didáticos e não didáticos (literários) em editoras nacionais, como CPB, IBEP, Editora do Brasil, Ática, Escala Educacional, DCL. Ministra cursos, palestras e oficinas para estudantes e professores em Universidades e escolas em geral. Dentre as obras publicadas destacam-se: Os Encantos de uma Floresta; O Mundo Mágico; Além do arco-íris; Minha amiga Lua; A efemeridade das rosas do Tempo (Poesia); Cristalino; Azul, doce Azul! (Teatro). 
18h30min A PALAVRA: UMA REDEFINIÇÃO DE NÓS MESMOS
Ministrante: Prof. Francisco Paulo Monteiro  ̶ “Prof. Pimpão” ̶  Salvador/Ba.
Professor, Bacharel em Direito, Poeta e Conferencista.  Há 42 anos, exerce o magistério em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em instituições de ensino do Ceará e da Bahia.

20h Coquetel
       Sarau Poético e Lançamento de livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário