terça-feira, 2 de outubro de 2012

Carta Aberta Excelentíssima senhora Marta Suplicy



Venho através desta carta aberta, solicita-lhe atenção, quanto ao grave problema que está ocorrendo na eleição dos Colegiados Setoriais e do Conselho de Políticas Culturais. O sistema que serviu de suporte para cadastramento não funcionou de forma adequada, impossibilitando o cadastro de vários agente culturais, dentre estes no mínimo uma suplente do colegiado de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, eleita no biênio passado. Eu, Maria das Dores Andrade de Barros de Pernambuco, que já comprovei fazer parte da Cena Cultural, desde 2010, quando ouve a eleição anterior.
Fora isto, cerca de 70% das inscrições não foram validadas, a ponto de em alguns estados não conseguirem quorum mínimo para realizar seus encontros estaduais, na região Norte, por exemplo, apenas dois estados vão  poderiam fazer seus encontros, ou eleger seus delegados. Diante desta realidade, a missiva aqui presente, não se trata de uma crítica, mas, de uma possibilidade de resolução do problema. Compreendemos que a falha pode fazer parte de todo tipo de atividade, porém, o que não podemos deixar acontecer, será a validação de um erro.
Lembramos a importância da sociedade civil para implementação de políticas públicas culturais no país, e, que somos os responsáveis por, dinamizar, divulgar e multiplicar as ações culturais no território nacional. Como solução para este problema, sugiro que todos os inscritos possam participar do processo eleitoral e que nos encontros estaduais, entreguem aos responsáveis destes, os documentos necessários e os eleitos levem a Brasília para ser entregue ao Ministério.
Assim, ocorrendo efetivamente à validação dos inscritos e dos eleitos. Acredito na disposição do Ministério da Cultura, para a resolução deste problema, como também, compreendo a importância dos processos burocráticos para a lisura da eleição. O que é inadmissível, no entanto, é a validação da desmobilização a partir de um erro no sistema de inscrição.  
Certo da disponibilidade para resolução do problema, atenciosamente,
Maria das Dores Andrade de Barros
Pseudônimos: Maria de Andrade, Poetisa de Olinda