quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ciclo de conferências “Adeus a Antropofagia

Pensando o Contemporâneo: ciclo de conferências “Adeus a Antropofagia: arte, internacionalização e dinâmicas culturais” com GERARDO MOSQUERA (Cuba)

 

 

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco realiza o Ciclo de Conferências “Adeus a Antropofagia: arte, internacionalização e dinâmicas culturais” com o crítico de arte independente, curador, historiador e escritor Gerardo Mosquera. O evento ocorre no Recife, nos dias 31 de outubro e 01º de novembro de 2011, tem o apoio do Centro Cultural da Espanha (São Paulo) e faz parte das atividades do Projeto Pensando o Contemporâneo, desenvolvido pela Coordenação Geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural. Esta é a IV Edição do projeto que já contou este ano com a participação de Fredric Jameson, Marion Aubrée e Simon Sheikh. Em 2010, o Pensando o Contemporâneo trouxe ao Recife Francisco Jarauta, Anne Cauquelin e Renato Ortiz.

 

O Pensando o Contemporâneo pretende apresentar ao público brasileiro o pensamento e a obra de filósofos, historiadores, antropólogos, críticos e artistas que contribuíram e contribuem através de suas reflexões para as práticas artísticas e culturais da contemporaneidade. Pensadores que, embora de campos diversos, reverberam e adensam as discussões no campo cultural. Nessa edição serão abordados problemas na relação entre arte e cultura no contexto contemporâneo globalizado, a partir da larga experiência de Gerardo Mosquera como curador.

 

 

As conferências

 

 

 

31.10 - As tensões entre a homogeneização cultural e a ação oposta dos novos agentes culturais, que estão diversificando a prática da arte internacional. Seguindo esse processo, serão discutidas novas bases epistemológicas nos discursos artísticos.

 

01.11 - A expansão dramática na criação e circulação da arte contemporânea nos últimos 15 anos desenvolveu de forma crescente cenas artísticas globalizadas e também estimulou novas energias locais. Assim apareceu uma multidão de novos agentes culturais que, apesar de sua atividade contextual, circulam internacionalmente. Sem embargo, no lugar de um mosaico global de práticas artísticas distintas, o que vemos é a construção plural de uma arte internacional com sua linguagem. Por conseguinte, o trabalho de muitos artistas, mais do que nomear, descrever, analisar, expressar ou construir contextos, é feito a partir de elos dentro de um set de códigos internacionais. O desafio cultural então seria construir uma arte internacional diversificada por uma pluralidade de visões, experiências e imaginários que não executaram em suas diferenças ou desde suas diferenças.

 

 

Surgem muitas perguntas. A arte está se tornando mais rica e complexa? Ou, está se simplificando pelo necessário grau de regularização exigida pela comunicação internacional transcultural? Está comunicando-se, negociando-se a diferença ou esta provém de uma taxonomia autosatisfeita? Irá o museu mais além de uma rotina espacial prevalecente, para tornar-se uma atividade em movimento por todo o mundo?


O conferencista

 

 

Gerardo Mosquera é crítico de arte independente, curador, historiador e escritor nascido em Cuba. Também atua como conselheiro nos Rijksakademie van Beeldende Kunsten (Amsterdam), MUAC ( Cidade do México), Art in General(Nova York) e muitos outros museus, centros de arte e jornais. Ele foi co-fundador da Bienal de Havana, curador do New Museum de Arte Contemporânea em Nova York e diretor artístico da "PhotoSpain" (2011,12 e 13) em Madrid. Também foi curador de diversas mostras internacionais e do Panorama da Arte Brasileira, organizado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (2003). Autor de vários livros e textos sobre arte contemporânea e teoria da arte, ele também contribui permanentemente com artigos para vários jornais de arte.Entre eles: Arte Nexus (Bogotá),Third Text (London) e Exit Express (Madrid). Ele já ensinou na Àfrica, Ásia, Austrália, Europa, América Latina e América do Norte. Ele recebeu o prêmio "Guggenheim Fellowship" em 1990.


Livros publicados:

  • "Caminar com el diablo". Textos sobre arte, internacionalização e culturas,Madrid:Exit ,2010;
  • " Contemporary Art in Latin America ", London, Black Dog Publishig, 2010 (conselheiro e colaborador);
  • "Copying Eden. Recente Art in Chile", Santiago, Puro Chile, 2006 (editor);
  • "Theory in Contemporary Artr since 1985",Arte Malden:Blackwell, 2005(colaborador0;
  • "ciudadMULTIPLEcity" Arte>Panamá, 2003;
  • "Urban Art and Global Cities: An Experiment in Context", Kit Publishers, Amsterdam, 2005(co-editor e colaborador);
  • "Over here. International Perspectives on Art and Culture",Cambridge: MIT Press, 2004 (co-editor);
  • "Complex Entanglements. Arte, Globalisation and Cultural Diference",London: River Oram Press, 2003(colaborador); 
  • "Adiós Identidad. Arte y cultura desde América Latina, Badajoz: MEIAC,2001 (editor e colaborador);
  • "Fresh Cream", London: Phaidon, 2000 (colaborador);
  • "Cildo Meireles", London:Phaidon, 1999 (colaborador);
  • "Servando Cabrera Moreno", Havana: Letras Cubanas, 1999;
  • "The Dictionary of Art", London; Macmillan. 1996 (colaborador);
  • "Win Delvoye", London, Delfina, 1996 ( colaborador);
  • "Santería Aesthetics in Contemporary Latin America Art", Washington: Smithsonian Institution, 1996 (colaborador);
  • "Latin American Artin the 20th Century",London:Phaidon, 1996 (colaborador);
  • "Beyond the Fantastic. Contemporary Art Criticism from Latin America", Cambridge, MIT Press, 1995 9editor e colaborador);
  • "Contracandela, Caracas: Monte Avila, 1995;
  • "El Diseño se Dedfinio en Octubre, Havana & Bogotá: Letras Cubanas, 1989 e Banco de la República , 1992.  

 

Exposições:

 

  • "Face Contact", no Centro de Arte Teatro fernanGómez, PHotoEspaña, Madrid, 2011;
  • "1000 Faces/ 0 Faces/ 1 Face". Cindy Sherman, Thomas Ruff, Frank Nontero, sl. Alcalá 31,PHotoEspaña, Madrd, 2011;
  • "Fayum Portraits + Adrian Paci. No Visible Future, Museo Arqueológico, PHotoEspaña, Madrid, 2011;
  • " Crisisss. Latin america, Art and Confrontation. 1910-2010, Palacio de Bellas Artes and ExTeresa Arte Actual, Mexico city, 2011;
  • "Afuera! Arte en espacios públicos, Córdoba, Argentina, 2010;
  • "Contemporary Art and Patios of Quito", 2010;
  • "Denarrations", PanAmericam Art Projects, Miami , 2009;
  • "The sky Within my House. Contemporary Art in 16 Patios of Cordoba, 2009;
  • “7 + 1  Project Rooms", Vigo, 2008;
  • "Border jam, several museuns and the public real", Montevideo, 2007;
  • "Transpacific. An encounter in santiago", Centro Cultural Palacio de La Moneda. Santiago , Chike, 2007;
  • "Liverpool Bienial International 2006 (cocurador);
  • "Panorama da Arte Brasileira Contemporânea", MAM (São Paulo), Paço Imperial (Rio de Janeiro0, MAMAM (Recife) e MAC (Vigo),
  • Museo de Arte del banco da la Republica (Bogotá), 2003-2008;
  • "MultipleCity ArtePanama 2003, Panama City (co-curador);
  • "It´s not the way you see.Perverting Minimalism", Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, 2000;
  • "Cinco continentes y una ciudad", Museu da Cidade do México, 1998 e 2000;
  • "Absent Territories", Casa de America, Madrid, 2000;
  • "Cildo Meirelles", Nem Museum of Contemporary Art, New York, 1999;
  • "MOMA São Paulo";
  • "MOMA Rio de Janeiro ,2000 (co-curador);
  • "Important and Exportant, 2nd. Johannesburg Bienal, 1997;
  • "Ante América, Bogotá, Caracas,New York, San Diego, Lawrence e San Jose, 1992/94 (co-curador)
  • "Manuel Mendive", Havana, 1981 e
  • "Obras Inéditas  de Servando Cabrera Moreno, Havana, 1979.

 

 

PÚBLICO-ALVO: artistas, críticos, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados.

 

INSCRIÇÕES: Serão disponibilizadas 100 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição. O curso é gratuito. 

Fundação Joaquim Nabuco
Sala Aloísio Magalhães,
Rua Henrique Dias, 609, Derby,
Recife-PE.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário