quinta-feira, 26 de maio de 2011

PENSANDO O CONTEMPORÂNEO: “A ESTÉTICA DA SINGULARIDADE” COM FREDRIC JAMESON (EUA)

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco realiza no Recife, no dia 30 de maio de 2011, a conferência “A Estética da Singularidade” com o filósofo Fredric Jameson, que será mediada pela Professora doutora e tradutora de Jameson no Brasil, Maria Elisa Cevasco. O evento tem o apoio do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE e Fundação de Cultura Cidade do Recife e faz parte das atividades do Projeto Pensando o Contemporâneo desenvolvido pela Coordenação Geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural. O Pensando o Contemporâneo pretende apresentar ao público brasileiro o pensamento e a obra de filósofos, historiadores, críticos e artistas que contribuíram e contribuem através de suas reflexões para as práticas artísticas e culturais da contemporaneidade. Pensadores que, embora de campos diversos, reverberam e adensam as discussões no campo artístico. Já participaram do projeto Francisco Jarauta, Anne Cauquelin e Renato Ortiz. Nessa edição será abordada a relação da arte com os problemas da identidade, da diferença cultual e das formas de poder e conflitos no mundo atual.


A Estética da Singularidade

Esta conferência propõe expandir o conceito de pós-modernidade para uma variedade de novas áreas, incluindo a Economia e a Política. Entretanto, será feita pelo caminho de um novo conceito de pós-modernidade estética, não só como o fim do Modernismo mas também como uma transformação das muitas idéias e práticas da própria arte, que serão descritas como a procura de métodos artesanais mais do que de significados, formas e estilos. A constelação desses novos itens pós-modernos, como eles estão classificados por curadores no seu novo e histórico papel, formas e evento, é comparável na sua abstração e singularidade ao que acontece na economia, no mundo financeiro e, em particular, nos derivativos. A palestra ainda focará que a nova concepção de temporalidade que emerge do paralelismo desses dois níveis do conjunto e da economia, mostrando como fora de uma nova perspectiva filosófica emergente – do construtivismo e antiessencialismo – que é sempre chamada “filosofia pós-moderna” e que tem muitas afinidades com o velho e medieval debate sobre nominalismo, sobre universais e particulares. Este é um tema a ser relacionado com uma nova fenomenologia do cotidiano e uma nova experiência do tempo, assim como uma nova e emergente concepção de política, sobre a qual somente a história nos mostrará o quanto ela é mais efetiva do que a tradicional.

CONFERENCISTA:

Fredric Jameson – Nascido em 1934, em Cleveland, Ohio (EUA), Fredric Jameson graduou-se no Haverford College em 1954. No período em que realizou estudos em Aix-en-Provence, Munique, e Berlim, Jameson acompanhou o surgimento do Estruturalismo, ao qual, posteriormente, tornar-se-ia um de seus objetos de estudo. Após esse período o filósofo retorna ao seu país de origem para realizar seus estudos de doutorado na Universidade de Yale, sob a supervisão do filólogo alemão Erich Auerbach, que notoriamente influenciou sua visão de cultura contemporânea. Entretanto, foram suas pesquisa sobre a pós-modernidade que o notabilizou. Professor da Duke University, autor de mais de 20 livros, entre eles Pós-modernismo: A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio, A Virada Cultural, As Marcas do Visível e Espaço e Imagem, recebeu o Prêmio Holberg, o prêmio Nobel dos intelectuais da área das Humanidades, em 2009.




PÚBLICO-ALVO: artistas, críticos, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados.

INSCRIÇÕES: Serão disponibilizadas 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada. A palestra é gratuita e haverá tradução simultânea do inglês para português.

O que:
Pensando o Contemporâneo: Ciclo de Conferências “A estética da singularidade”

Quando:
30 de maio de 2011, das 19h às 22h.
Local:
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Derby, Rua Henrique Dias, 609. Recife-PE.
Informações:
(81) 3073-6659/ 3073-6670 | cadif@fundaj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário