terça-feira, 1 de março de 2011

Carnaval em Olinda


Olinda é um município muito antigo foi fundada pelo donatário da capitania da Nova Lusitânia ,Duarte Coelho Pereira, em 1535 e situa-se no litoral de Pernambuco. Em 1982 foi declarada pela UNESCO patrimônio cultural da Humanidade, no ano de  2005 foi eleita Primeira capital Brasileira da Cultura. Como reconhecimento de sua importância histórica e cultural para o Brasil. Este Prêmio foi organizado pelo projeto Capital Brasileira da Cultura (CBC), com o apoio dos Ministérios da Cultura, do Turismo e da UNESCO. A cidade durante os dias de Carnaval se fantasia de alegria e revive seu passado grandioso. 
Os Bonecos gigantes sua marca maior, estão sempre acompanhados por bandas de Frevo de Rua, música típica de estado de Pernambuco, maracatus, que é uma manifestação de origem Africana e representa a coroação dos reis do Congo, caboclinhos, que são as manifestações indígenas de combate ao intruso das terras civilizadas. Há também os blocos líricos que se apresentação com uma banda de pau e corda chamada de Frevo Canção, música melodiosa de mesma origem do Frevo de Rua.
O mais antigo boneco gigante ou calunga, como é chamado,o Homem da Meia-Noite , foi fundado em 1932, tem sua saída o objetivo de começar oficialmente o carnaval de Olinda, durante a zero hora do sábado de Zé Pereira. Porém, na verdade o carnaval em nossa cidade, começa nas primeiras horas do raiar do novo ano e a partir daí, todos os finais de semanas saem blocos e agremiações. Atividade que aumenta durante as semanas que antecedem a festividade Momesca.
Com uma ampla tradição em receber e homenagear a cultura e respeita a diversidade Olinda a cada ano ganha mais blocos e agremiações, que se juntam as tradicionais, Vassourinhas fundada em 1912, Sambão do preto Velho, Pitombeira dos Quatro Cantos, Maracatu Leão Coroado fundado em 1863, entre outras grandes agremiações que fazem a festa do povo.
Outra grande atração de novo carnaval é a alegria dos foliões que chegam aqui prontos a brincar um carnaval de paz e festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário