quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Boletim PNLL nº 230 - 01 a 07/11/2010




 










 
Edição nº 230 - 01 a 07/11/2010
MinC dará recursos para livrarias
O Fundo Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Língua Portuguesa – um dos oito fundos setoriais do Fundo Nacional da Cultura (FNC) lançou no dia 26 de outubro o Edital Procultura de Programação Cultural de Livrarias. Serão selecionados 100 projetos de pequenas e médias livrarias brasileiras, com investimento total de R$ 3 milhões. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de dezembro e o edital completo está disponível no portal do Ministério da Cultura . A seleção dos projetos irá considerar o impacto cultural e social da proposta, dando ênfase para atividades de mediação e formação leitora, que contemplem a bibliodiversidade e tenha interface com outras linguagens artísticas, bem como promoção a acessibilidade de pessoas com deficiência.  A Comissão de Avaliação irá considerar ainda a adequação e a viabilidade do projeto.
Prêmio Jabuti
Nesta quinta-feira, dia 4 de novembro, acontece a cerimônia de premiação da 52ª edição do Prêmio Jabuti . É quando serão conhecidos os vencedores dos troféus de Melhor Livro de Ficção e Melhor Livro de Não-Ficção, assim como os escolhidos pelo voto popular para Livro do Ano nestas duas categorias. O evento acontece na Sala São Paulo, na capital paulista. Este ano as inscrições atingiram o número recorde de 2.867 participantes.
Prêmio Vivaleitura

A Categoria 3 do Prêmio Vivaleitura premia experiências formais ou informais realizadas na área de leitura, por profissionais ou voluntários vinculados às ONGs, instituições de educação superior, instituições sociais e empresas públicas e privadas. Os finalistas de 2010 nesta área são: Leitura e Ciência, trabalho desenvolvido em Macapá (AP), que desenvolve atividades voltadas para os saberes e fazeres da cultura da infância; Projeto Meninos Românticos , de Hortolândia (SP), produção coletiva de crianças, adolescentes e jovens moradores de rua que agrega poemas, desenhos, pinturas e versos; O Canto das Letras, de São Paulo (SP), que estruturou uma Biblioteca Comunitária e oferece a escolas públicas arte integrada à leitura; Ler para Crer: oficinas itinerantes, de Fortaleza (CE), que abrange a realização de oficinas e mutirões para a criação de bibliotecas comunitárias; e Translivroteca, projeto que criou uma biblioteca para que motoboys da empresa pudessem ler nos horários livres e que espalha títulos em diferentes locais públicos da cidade de São Paulo (SP). Conheça a lista completa de finalistas .

Biblioteca de Fernando Pessoa na web

Mais de 1.100 livros foram disponibilizados para consulta na recém-inaugurada biblioteca digital do poeta português. Trata-se de livros que o acompanham desde a adoelscência, datados do século 19 até livros que foram adquiridos um mês antes da sua morte, em 1935. Além das obras que o poeta lia, pode-se ler suas anotações nas margens das obras e ideias de poemas que surgiam durante a leitura. Também é possível identificar ainda a criação de pré-heterônimos nos títulos lidos por Pessoa já aos 15 anos de idade.
Manoel de Barros vence Prêmio Bravo

O 6º Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura aconteceu no dia 25 de outubro na Sala São Paulo. Na ocasião, foram anunciados os vencedores de 12 categorias, entre elas artes plásticas, cinema, teatro, dança, literatura, música popular e erudita e arte digital – escolhidos por um júri crítico convidado pela revista Bravo! . Com quase 3 mil votos na categoria Artista Bradesco Prime do Ano, em que os internautas decidem o vencedor, quem levou o prêmio foi o poeta Manoel de Barros que emocionou a plateia em vídeo que gravou em sua casa, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Vencedora do Prêmio Barco a Vapor 2010 fala sobre seu trabalho
 

A menina guardiã dos segredos de família foi selecionada entre mais de 500 originais como vencedora do 6º Prêmio Barco a Vapor e será publicada por Edições SM. Em entrevista, a escritora Stella Maris Rezende conta que o livro foi inspirado na história de sua mãe "que ficou órfã de mãe bem cedo, foi abandonada pelo pai sanfoneiro e acabou sendo criada pelos tios, que eram primos e casados. Nenenzinha, personagem principal do texto, foi inspirada na Nenenzinha que existiu de fato, a tia da minha mãe, que era ainda uma menina quando resolveu ajudar na criação dos sobrinhos: minha mãe e seus três irmãos. Vários outros detalhes do texto aconteceram realmente, como a inundação da cidade de Morada Nova, em Minas Gerais, na década de 1960", afirma a autora. As inscrições para a sétima edição do prêmio estão abertas até o dia 30 de dezembro – o regulamento pode ser encontrado aqui .

5ª Balada Literária

Em seu quinto ano, a Balada Literária homenageia dessa vez a escritora Ligia Fagundes Telles, que já confirmou presença na mesa de abertura do evento. Além dela, participarão Alberto Manguel (da Argentina), Alcides Nogueira, Alice Ruiz, Antonio Cícero, Antonio Nóbrega, Augusto de Campos, Beth Goulart, Botika, E. M. de Melo e Castro (de Portugal), Emicida, Fabiana Cozza, Jorge Furtado, José Castello, Marcelo Rubens Paiva, Siba, Sérgio Roveri, Ulrich Peltzer (da Alemanha), Verônica Stigger e Vitor Ramil, entre outros. A Balada é uma realização do autor Marcelino Freire junto com a Livraria da Vila.

Vinícius de Moraes em exposição da ABL
Em homenagen aos 30 anos da morte poeta e diplomata, a ABL abriga, desde o dia 28 de outubro, uma exposição sobre Vinícius de Moraes. A mostra estará aberta ao público até 26 de novembro e a entrada é franca.
Favoritos

Aldous Huxley (1894-1963)
Na verdade, a menos que prefiramos a descentralização e o emprego da ciência aplicada, não como o fim a que os seres humanos deverão servir de meios, mas como o meio de produzir uma raça de indivíduos livres, teremos apenas duas alternativas: ou diversos totalitarismos nacionais militarizados, tendo como raiz o terror da bomba atômica e como consequência a destruição da civilização (ou, no caso de guerras limitadas, a perpetuação do militarismo); ou então um totalitarismo supranacional suscitado pelo caos social resultante do progresso tecnológico, e em particular da energia atômica, totalitarismo esse que se transformará, ante a necessidade de eficiência e estabilidade, na tirania assistencial da Utopia. É escolher.
Prefácio a Admirável Mundo Novo  

Obras
Multimídia
Dicas de Leitura

Química Orgânica, de Vinicius de Moraes "Há mulheres altas e mulheres baixas; mulheres bonitas e mulheres feias; mulheres gordas e mulheres magras; mulheres caseiras e mulheres rueiras; mulheres fecundas e mulheres estéreis; mulheres primíparas e mulheres multíparas; mulheres extrovertidas e mulheres inconsúteis; mulheres homófagas e mulheres inapetentes; mulheres suaves e mulheres wagnerianas; mulheres simples e mulheres fatais; - mulheres de toda sorte e toda sorte de mulheres no nosso mundo de homens. Mas, do que pouca gente sabe é que há duas categorias antagônicas de mulheres cujo conhecimento é da maior utilidade, de vez que pode ser determinante na relação desses dois sexos que eu, num dia feliz, chamei de "inimigos inseparáveis".Leia o texto na íntegra.
Monólogo nas Trevas, de Fernando Pessoa"A qualquer modo todo escuridão
Eu sou supremo. Sou o Cristo negro.
O que não crê, nem ama — o que só sabe
O mistério tornado carne —.

Há um orgulho atro que me diz
Que sou Deus inconscienciando-me
Para humano; sou mais real que o mundo.
Por isso odeio-lhe a existência enorme,
O seu amontoar de coisas vistas.
Como um santo devoto
Odeio o mundo, porque o que eu sou
E que não sei sentir que sou, conhece-o
Por não real e não ali.
Por isso odeio-o —
Seja eu o destruidor! Seja eu Deus ira!"
Leia Poemas Ocultistas na íntegra
Agenda

56ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS)29 de outubro a 15 de novembro
Mais informações


Primavera dos Livros (SP)
1° a 15 de novembro
Mais informações


Fórum das Letras (MG)
10 a 15 de novembro
Mais informações

5ª Balada Literária (SP)
18 a 21 de novembro
Mais informações

1º Salão Internacional do Livro da Paraíba (PB)
20 a 28 de novembro
Mais informações

Feira do Livro de Guadalajara (México)27 de novembro a 5 de dezembro
Mais informações

Prêmios e Concursos
7º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil Prazo de inscrição: 30 de dezembro de 2010
Mais informações
Conheça o Portal do Pnll e cadastre sua ação.
Boletim - boletim@pnll.gov.br
Fale Conosco: portal@pnll.gov.br

Você está recebendo este Boletim por estar cadastrado em nossa lista do PNLL. A reprodução destas informações não implica custo. Caso não queira mais receber estes e-mails, clique aqui.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário