sexta-feira, 28 de maio de 2010

Livro

Convites FUNDAJ

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, através da Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural, abre inscrições para o curso Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Cinema, com o professor Paulo de Tarso Salles da Universidade de São Paulo.O módulo , a ser realizado de 08 a 11 de junho de 2010, integra as ações do Programa Estudos da Cultura e tem como objetivo atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter introdutório e formativo e, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas diversas linguagens.Composto por cinco módulos : cinema, música, literatura, artes plásticas e dança; a intenção é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender as suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos.Os módulos serão ministrados por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, usando uma linguagem clara e acessível.








MÚSICA: MUSICALIDADES PÓS-MODERNAS



PROF. PAULO DE TARSO SALLES



A música contemporânea mostra um amplo espectro de referências que vão da cultura pop, passam pelo folclore e chegam à música erudita. O desenvolvimento tecnológico influenciou fortemente todos esses aspectos étnicos e culturais e, alterou significativamente a nossa escuta musical em relação ao século 19. Os meios que a música comumente emprega, sua sintaxe e mesmo as tentativas dos compositores em explicar os processos envolvidos em sua criação talvez sejam demasiado distantes da prática cotidiana da música de mercado que ouvimos nos meios de comunicação. Este curso pretende esboçar um panorama que vai desde a virada para o século 20, passa pelo cenário do Pós-Guerra e chega ao século 21. Espera-se que ao final os aspectos prazerosos da música contemporânea sejam apreciados, superando a noção de que a arte sonora possa ou deva meramente oferecer entretenimento.





PROGRAMA:



• A virada para o Século 20: Modernismos.

• Neoclassicismo: restauração e revolta.

• Vanguardas: apogeu e declínio. Música na pós-modernidade.

• Contemporaneidades brasileiras.









PROFESSOR:



PAULO DE TARSO SALLES é paulista, compositor, violonista e pesquisador. Doutor em Música pela UNICAMP(2005) com Mestrado em Artes pela UNESP(2002) e graduação pela Universidade de São Judas (1987). Na década de 90 dedicou-se á música popular, realizando várias gravações e, os CDs Luz Azul (1993) e Poema Brasileiro(1996). Desde 1999, escreve obras musicais diversas que são executadas em concertos, congressos e festivais de música contemporânea. Leciona disciplinas teóricas no Departamento de Música da ECA/USP; desenvolve projeto de pesquisa sobre quartetos de cordas de Villa-Lobos, com apoio da FAPESP e, coordena o PAM (Laboratório de Percepção e Análise Musical). Além de ter vários artigos publicados em revistas acadêmicas e congressos de Musicologia, é autor dos livros: “Aberturas e impasses : o pós-modernismo na música” (UNESP, 2005) e “Villa – Lobos: processos composicionais” (UNICAMP, 2009).





PÚBLICO-ALVO: aberto a todos os interessados





INFORMAÇÕES:





Inscrições: de 27 de maio a 04 de junho de 2010

Serão disponibilizadas 150 vagas.

Ficha de inscrição disponível site: www.fundaj.gov.br

Preenchida e enviada para cadif@fundaj.gov.br





Período do curso: 08 a 11 de junho de 2010

Horário: das 18h30 às 22h.

Local: Fundação Joaquim Nabuco/Derby

Rua Henrique Dias, 609 – Derby/Recife-Pe

Sala Aloísio Magalhães – 1º andar





Maiores informações: Coordenação de Capacitação e Difusão

Científico-Cultural (CADIF): (81) 3073-6753 / 3073-6659

Prêmio Vivaaleitura

Para você que, nos anos anteriores, enviou seu trabalho, que tal arriscar novamente?



Não basta ter uma boa experiência para contar, sabemos que é preciso ter disponibilidade e motivação para escrever e enviar um relato que prova o quanto seu trabalho foi interessante



Mesmo com todas as dificuldades que surgem, é importante tornar público aquilo que está dando certo. Você merece ter um reconhecimento pelo esforço e o Brasil merece conhecer seu trabalho!



O PRÊMIO VIVALEITURA está comemorando cinco anos de sucesso. E ainda tem a premiação de R$30.000,00 para os vencedores de cada categoria! Agora só falta você!



Inscrições até o dia 02 de julho de 2010.



www.premiovivaleitura.org.br

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Edital nº 1/2010

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Edital nº 1/2010


Para viagens em julho, inscrições até 31 de maio



Atualizado em 03 de maio de 2010

A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC) disponibilizou o edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2010 para auxilio financeiro a viagens que ocorrerão nos próximos oito meses.

Com recursos oriundos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), a ação tem como objetivo promover a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira nos diversos segmentos culturais.

O aporte total de R$ 2,4 milhões permitirá custear despesas com transporte de artistas, técnicos e estudiosos convidados a participar de eventos prioritariamente culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, de reconhecido mérito. O apoio poderá ser pleiteado



O prazo das inscrições está condicionado ao seguinte cronograma:

Viagens previstas para: Encaminhamento das solicitações até:

Maio 11/4/2010

Junho 2/5/2010

Julho 31/5/2010

Agosto 15/6/2010

Setembro 30/6/2010

Outubro 31/7/2010

Novembro 31/8/2010

Dezembro 30/9/2010

a. Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - http://www.cultura.gov.br/site/2010/03/26/edital-de-intercambio-e-difusao-cultural-n%c2%ba-12010/

Edição nº 208 - 24 a 30/05/2010

Apoio às Bibliotecas Públicas




O programa NBR Entrevista, do canal de televisão do governo federal, conversou com Fabiano dos Santos Piuba, diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura. Ele explica a importância do Edital Mais Cultura de Apoio às Bibliotecas Públicas, como será dado o apoio às bibliotecas públicas municipais, a implantação de bibliotecas de bairro, distritais e/ou rurais, e a necessidade de capacitar funcionários. Clique aqui para assistir.



Alteração no Edital do PNLD 2012 - Ensino Médio



Foram publicadas no Diário Oficial da União, do dia 20 de maio, alterações feitas no Edital de Convocação para Inscrição no Processo de Avaliação e Seleção de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2012) – Ensino Médio.



Morre Edoardo Sanguineti



Morreu na cidade de Gênova no último dia 18, durante cirurgia por causa de aneurisma abdominal, o escritor italiano Edoardo Sanguineti. Poeta, professor de literatura, autor teatral, crítico e ensaísta, também participou da política. O jornal Corriere della Sera registra que “suas ações sempre estiveram caracterizadas por uma batalha cultural iniciada com a experiência vanguardistica dos anos 60”, tendo sido, junto com Angelo Guglielmi, o teórito mais famoso do Gruppo 63, que combatia o hermetismo cultural. Confira a seção Favoritos desta edição.



Morre Robert Laffont



O editor Robert Laffont morreu na última quarta, dia 19, em Paris, aos 93 anos. Como lembra o Jornal do Brasil, Laffont editou mais de 10 mil títulos, criou coleções famosas como Pavillons e Bouquins junto a Guy Schoeller e traduziu duas obras essenciais da literatura do pós-guerra: O apanhador no campo de centeio, de J.D Salinger e O deserto dos tártaros , de Dino Buzzati. O estudo do mercado e o lançamento de best-sellers também foram métodos introduzidos por ele



Prêmio SESC de Literatura



Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para o Prêmio SESC de Literatura. Neste ano, os vencedores nas categorias Conto e Romance terão as obras editadas e distribuídas pela Record e participarão da programação literária das unidades do SESC. Além disso, ganharão 10% do valor de capa quando o livro for comercializado em livrarias. Confira o regulamento no site .



Man Lost Booker Prize



O prêmio que, pelo erro cometido no regulamento em 1970, ficou fora da competição naquele ano, foi escolhido em 2010 pelos votos de leitores de diversos países. O vencedor foi Troubles, escrito em 1919, do irlandês J G Farrell, falecido em 1979. Segundo O jornal O Estado de S. Paulo, Ion Trewin, diretor literário da premiação, comentou que se trata de “um romance com tantas qualidades duradouras que nunca, nesses 40 anos, deixou de ser editado”.



Uberaba discute políticas públicas para o livro e leitura



Acontece esta semana em Uberaba (MG), no dia 26, o XIII Encontro Regional do Proler Vale do Rio Grande e do II Fórum Regional sobre Políticas Públicas para o Livro e a Leitura. Fabiano dos Santos Piúba, da Diretoria Nacional do Livro e Leitura, do Ministério da Cultura, e José Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL, falam na quinta, dia 27. Saiba mais .



Acessibilidade para deficientes visuais



Editado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas, Técnicas de Acessibilidade: criando uma web para todos aborda a acessibilidade para os deficientes visuais através da sonorização e instrumentos específicos na Internet. Lançado com apoio do Senai, através do Programa de Ações Inclusivas (PSAI), o livro será agora enviado para dois mil técnicos de informática de todo o país visando a capacitação de profissionais da informática no desenvolvimento de sites acessíveis.



Favoritos



Edoardo Sanguineti



Biografia (em italiano)

Bisogna restaurare l’odio di classe , seu último texto, publicado no dia 8 de maio no Il Secolo XIX

Entrevista publicada em agosto de 2005 no jornal Corriere della Sera (em italiano)

Al confino con Dante e Freud , entrevista publicada em agosto de 2007 no Il Mattino (em italiano)

Obras



Trechos de Ideologia e linguaggio

Trechos de Natural stories #1

Ballata delle donne

Multimídia



Addio a Edoardo Sanguineti

Trecho de Laborintus II, música de Luciano Berio e texto de Sanguineti

Sanguineti debate vanguarda com Alberto Moravia (em iataliano)

Sanguineti e Maurizio Cucchi em programa da RAI de 1989 (em italiano)

Edoardo Sanguineti: l'interpretazione di Dante

Sanguineti fala sobre Bertold Brecht e de sua amizade com Gerald Bisinger, em entrevista à rádio Radicale (em italiano)

Sanguineti debate o conceito de anarquia (em italiano)

Sanguineti fala sobre sua concepção de criação literária (em italiano)

Somos todos animais políticos (em italiano, com legendas em espanhol)



Dicas de leitura



Alves e Cia., de Eça de Queirós

“Nessa manhã, Godofredo da Conceição Alves, encalmado, soprando de Ter vindo do Terreiro do Paço quase a correr, abria o batente de baetão verde, do seu escritório num entressolo da rua dos Douradores, quando o relógio de parede pôr cima da carteira do guarda-livros batia duas horas, naquele tom, cavo, a que os tetos baixos do entressolo davam uma sonoridade dolente, e cava. Godofredo parou, verificou o seu próprio relógio preso pôr uma corrente de cabelo sobre o colete branco, e não conteve um gesto de irritação vendo a sua manhã assim perdida, pelas repartições do Ministério da Marinha: e era sempre assim quando o seu negócio de comissões para o Ultramar o levava lá: apesar de Ter um primo de sua mulher, diretor-geral, de escorregar de vez em quando uma placa na mão dos contínuos, de ter descontado a dois segundos oficiais letras de favor, eram sempre as mesmas dormentes esperas pelo ministro, um folhear eterno de papelada, hesitações, demoras, todo um trabalho irregular, rangente e desconjuntado de velha máquina meio desparafusada.”

Leia o texto na íntegra



Teresa, de Manuel Bandeira

“A primeira vez que vi Teresa

Achei que ela tinha pernas estúpidas

Achei também que a cara parecia uma perna



Quando vi Teresa de novo

Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo

(Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse)



Da terceira vez não vi mais nada

Os céus se misturaram com a terra

E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas.”

Leia outras poesias de Manuel bandeira



Cursos e palestras



Escrever e Fluir

Viagem de Letras

Quando: 30 de maio

Conteúdo: Oficina de escrita criativa e autodesenvolvimento.

Docentes: Andrea de Arruda Botelho Borges e Christian Botelho Borges

Local: Rua Jericó, 255, Vila Madalena – São Paulo (SP)

Telefones: (11) 3032-4663 / 3816-1743

E-mail: contato@viagemdeletras.com.br



Como montar e administrar com sucesso uma editora

Escola do Livro

Quando: 8 de junho

Conteúdo: O curso ensina sobre o negócio do livro, capital inicial e capital de giro. Impostos e isenções. Papel imune. A relação Autor x Editora. Produção de etapas de uma publicação. A ficha catalográfica, o ISBN e o depósito legal além de questões práticas sobre o direito autoral, entre outros assuntos.

Docentes: João Scortecci e Maria Esther Mendes Perfetti

Local: Rua Cristiano Viana, 91 – São Paulo (SP)

Telefone: (11) 3069-1300



A produção de textos escritos: problemas recorrentes

Universidade do Livro

Quando: 21, 23 e 25 de junho

Conteúdo: Voltado para revisores, preparadores, copidesques, editores de texto, editores, assistentes editoriais, escritores, jornalistas, e aos demais interessados, o curso compreende os problemas de coesão, coerência, adequação vocabular e pontuação propondo um estudo sobre cada um desses temas.

Docente: Francisco Marto de Moura

Local: Praça da Sé, 108, Centro – São Paulo (SP)

Telefone: (11) 3242-9555

E-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br



Agenda



BookExpo America (Estados Unidos)

25 a 27 de maio

Mais informações



Festival da Mantiqueira

28 a 30 de maio

Mais informações



6ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes (RJ)

28 de maio a 6 de junho

Mais informações



8º Salão do Livro do Piauí

31 de maio a 6 de junho

Mais informações



23a Reunião Anual da Abeu e Feira de Livros das Editoras Universitárias

7 a 12 de junho

Mais informações



15ª Feria Internacional del Libro de Lima (Peru)

22 de julho a 1 de agosto

Mais informações



Festa Literária Internacional de Paraty 2010 (RJ)

4 a 8 de agosto

Mais informações



II Seminario Internacional de Lectura en la Universidad y I Congreso Nacional de Expresiones de Cultura Escrita en Instituciones de Educación Media Superior y Superior (México)

5 a 7 de agosto

Mais informações



21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (SP)

12 a 22 de agosto

Mais informações



Prêmios e concursos



Prêmio União Latina de Tradução Especializada

Prazo de inscrição: 28 de maio

Mais informações



Medalha Paulo Freire

Prazo de inscrição: 28 de maio

Mais informações



Prêmio Jabuti 2010

Prazo de inscrição: 31 de maio

Mais informações



Prêmio Off Flip

Prazo de inscrição: 31 de maio

Mais informações



O slogan da Bienal do Livro quem cria é você

Prazo de inscrição: 4 de junho

Mais informações



VI Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Prazo de inscrição: até 30 de junho

Mais informações



Prêmio Vivaleitura 2010

Prazo de inscrição: 5 de julho

Mais informações



IX Prêmio Literário Livraria Asabeça 2010

Prazo de inscrição: 31 de julho

Mais informações



Prêmio SESC de Literatura

Prazo de inscrição: 30 de setembro

Mais informações



Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade: refletir, agir e preservar

Prazo de inscrição: 15 de novembro

Mais informações



Prêmios dos leitores - Feira Internacional do Livro de Turim

Vencedor: Autor Amós Oz.



Prêmio Banco Del Libro da Venezuela

Vencedora: Marina Colasanti