terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Boletim PNLL

Edição nº 195 -  22 a 28/02/2010

II Conferência Nacional de Cultura
A Comissão Organizadora da II Conferência Nacional de Cultura divulgou os números das pré-conferência setoriais. Ao todo, 3.193 pessoas se inscreveram como candidatos a delegados das setoriais e participaram de 143 pré-conferências. O setor de Literatura, Livro e Leitura realizou 24 eventos, número superado apenas pelo de Música, com 27.  As inscrições para Literatura, Livro e Leitura chegaram a 307 candidatos. Clique aqui para ver os gráficos.
Nova Friburgo cria Secretaria de Leitura
A cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, agora conta com uma Secretaria de Leitura, institucionalizada em dezembro do ano passado. Quem assume a secretaria até o final de março é Francisco Gregório da Silva Filho, que foi coordenador do Proler na década de 1990 e atuou como presidente da Fundação Cultural Elias Mansur, no estado do Acre. Reportagem do site do Minc registra que “as ações para incentivar a prática da leitura entre os cidadãos de Nova Friburgo estão sendo incrementadas com a criação, inédita, da secretaria municipal específica”. E o texto ainda lembra que os planos municipais foram tema de debate no Fórum Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e Municípios, realizado em outubro do ano passado, em Brasília.  O objetivo do evento foi justamente estimular a criação e a implantação de planos de livro e leitura nas cidades brasileira. Clique aqui para conhecer o projeto “Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e Municípios”.
Congresso Iberoamericano de Lengua Y Literatura Infantil Y Juvenil
Começa esta semana, em Santiago do Chile, o 1º Congresso Iberoamericano de Lengua Y Literatura Infantil Y Juvenil. Entre os dias 24 e 28, conferências, mesas-redondas, comunicações e debates buscarão construir uma visão global da literatura infantil e juvenil ibero-americana, tanto do ponto de vista geográfico (todos os países de língua espanhola e o Brasil) como histórico, discutindo passado, presente e perspectivas futuras. A participação brasileira contará com Marisa Lajolo, Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queirós, Ângela Lago, Tânia Rösing, Peter O’Sagae e e Elizabeth Serra. O secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, apresentará as políticas governamentais brasileiras para a promoção do livro e da leitura e estará acompanhando online o evento pelo Twitter (nos perfis @_PNLL e @josecastilho ).
Leitura Viva
O projeto Leitura Viva, que integra o Eixo 1 do PNLL (Democratização do Acesso) atende comunidades de baixa renda da cidade de Serra Negra, interior de São Paulo. Lá, articulam uma rede de bibliotecas ambulantes, onde monitoras se encarregam pela distribuição e a troca de livros semanalmente. Além disso, uma vez ao mês, acontece a roda de leitura, momento em que a coordenação do projeto, monitoras e crianças compartilham experiências de leitura. São atendidos estudantes na faixa etária entre 6 e 14 anos, sendo 500 crianças da zona rural e 100 da zona urbana.
Academia Estudantil de Letras
Os vinte jovens integrantes da Academia Estudantil de Letras Poeta Antonio Francisco, projeto que integra o Eixo 2 do PNLL (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores), se reúnem semanalmente para estudos literários, leituras interpretativas, contextualização histórica, escolha de textos e ensaios. Funcionando em Apodi, no Rio Grande do Norte, a Academia também promove encontros literários mensais, com a presença de um escritor, poeta ou representante do meio artístico-literário. Apesar de todos se voltarem para o estudo de literatura em geral, há um interesse especial pelas obras apodienses e potiguares.
Periódicos Mais Cultura
O Ministério da Cultura divulgou a lista de revistas, jornais e publicações habilitados no Edital Periódicos de Conteúdo Mais Cultura. Agora, a Comissão de Avaliação selecionará quatro publicações para aquisição de 7 mil assinaturas por periódico e que serão distribuídas a bibliotecas públicas. O investimento total é de R$ 2,1 milhões. Segundo o MinC, “foram 60 inscritos, sendo 45 do Sudeste; nove do Sul; cinco do Nordeste e um do Centro-Oeste. São Paulo, com 31 propostas, é o estado com maior participação no edital, seguido do Rio de Janeiro, com nove, e Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que tiveram cinco inscritos, cada.” Clique aqui para conferir a lista.
Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil
Até o dia 30 de junho, a Fundação SM recebe inscrições para a sexta edição do Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. Os candidatos devem ser apresentados por uma instituição cultural ou educativa, associação ou grupo de pessoas relacionados à literatura infantil e juvenil. Os finalistas serão anunciados em outubro, e a entrega do prêmio, no valor de 30 mil dólares americanos, ocorrerá na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.
Estação de Leitura Online no Iphone
Além de acessar a Estação de Leitura Online (ELO) pela internet, no site da Cátedra Unesco de Leitura, o usuário agora poderá acessar o serviço de pesquisa em tempo real, - especialmente criado para mediadores de leitura - pelo Iphone. O endereço é www.catedra.puc-rio,br/elo_iphone/index.html . O aplicativo entende que a solicitação está sendo requisitada pelo aparelho e redireciona o usuário direto para o endereço citado. Além disso, o mediador de leitura pode acessar a ELO pelo serviço WAP no endereço www.catedra.puc-rio.br/elo/ . Os dois acessos devem ser adicionados ao Favoritos do celular.
Favoritos
William Faulkner (1897 – 1962)
"Se eu nunca tivesse existido, alguém teria escrito por mim, Hemingway, Dostoievsky, algum de nós. Provas disso é que há cerca de três candidatos para a autoria das peças de Shakespeare. Mas o importante é Hamlet e Sonho de uma Noite de Verão, não que os escreveu, mas que alguém o tenha feito. O artista não é o importante. Somente o que ele criou é que é importante, já que não há nada de novo a ser dito. Shakespeare, Balzac e Homero escreveram todos sobre a mesma coisa, e se tivessem vivido mil ou dois mil anos a mais, nenhum editor precisaria de mais ninguém".
Trecho de entrevista de Faulkner publicada pela The Paris Review

Página de Faulkner no site do Prêmio Nobel
Biografia
Faulknerpedia 
Center for Faulkner Studies

Obras

Multimídia
Dicas de leitura
Sonetos e Outros Poemas, de Bocage
“Se os deuses me conferissem
A suprema faculdade
D'espraiar a luz do dia,
E a nocturna escuridade:
Tarde no roxo horisonte,
Candida Aurora, assomaras;
Tarde as viçosas boninas
Com teu pranto rociaras.

O deus, de que és percursora,
Só duas horas, não mais,
Vibrara n'este hemispherio
Seus raios a Amor fataes.”
Leia o gtexto na íntegra

Serões da província, de Júlio Dinis  
"Era por uma manhã de Abril de 18S2.
O campo vestia-se de seus mais opulentos e matizados trajos.
O Minho estava fascinador.
Por toda a parte eram já espessuras frondosas e impenetráveis; sombras discretas; vales misteriosos e encantadores, graças ao claro--escuro, com que a vegetação renascente os coloria; colinas adornadas e festivas, como um trono de altar em capela rústica; enfloradíssimos silvados, veigas a exuberarem de vida; e, por entre tudo isto, casas de brancura ofuscante, e acima de tudo um céu sem nuvens, um céu azul, daquele azul dos céus napolitanos, a meu ver, tão culpados na existência dos lazzaroni."
Leia o texto na íntegra
Cursos e palestras
Escrevendo para crianças
Estação das Letras
Quando: 2 de março e 15 de junho
Conteúdo: Leitura e criação de textos ficcionais. Estudos da crítica literária de literatura infantil e juvenil, com a produção de resenhas. Os temas memória e identidade serão trabalhados em diferentes formas literárias nacionais e traduzidos, como cartas, contos, poemas e novelas. Estudo da obra de Bartolomeu Campos de Queirós.
Docente: Ninfa Parreiras
Local: Rua Marquês de Abrantes, 177, lj 107, Flamengo – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3237-3947
Email: estacaodasletras@estacaodasletras.com.br

Publishing Management: O Negócio do Livro
Fundação Getúlio Vargas
Quando: Início em 10 de abril
Conteúdo: As diversas atividades envolvidas na cadeia produtiva do livro, desde a criação da identidade editorial até a comercialização, passando por importantes aspectos relacionados ao negócio, como formação de catálogo nacional e internacional, preparação de texto, projeto gráfico, marketing e direitos autorais.
Docente: Ana Cecília Martins (coordenação)
Local: Rua da Candelária, n.º 6 - Centro - Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3799-5900
Email: fgvempresarial@fgv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário